Novos hábitos diários saudáveis

healthy daily habits
Oil pulling
Tenho sempre dois frascos de óleo de côco em casa, um na cozinha e outro na casa-de-banho. O óleo de côco é muito versátil e tem inúmeros benefícios.
A técnica de “oil pulling” tem origem na medicina tradicional indiana e consiste em bochechar vigorosamente óleo de côco ou de sésamo (cerca de uma colher de sopa) durante alguns minutos (pelo menos 10). Para já ainda não consigo fazê-lo com esta quantidade, mas estou a tentar aumentar progressivamente.
Esta técnica permite desinfectar a nossa boca, limpar dentes e gengivas, eliminando o mau hálito e contribuindo para uma melhor saúde oral. 
Mais alguma informação aqui:
Limpeza da língua
Também esta técnica melhora a nossa saúde oral.
Esta deve ser feita em movimentos descendentes, ou seja, colocamos a língua para fora, começamos na parte de trás e vamos descendo com alguma pressão. Entre cada passagem convém lavar o raspador. Geralmente 4 a 5 passagens são suficientes mas é sempre possível fazer mais algumas vezes. Há vários tipos de raspadores. O meu tem uma saliência no meio e recomendam passar no centro da língua com essa saliência para baixo e depois em cada lado da língua na parte menos áspera. Mas isto irá depender do tipo de raspador.
A limpeza da nossa língua permite eliminar bactérias (muitas vezes responsáveis pelo mau hálito) e garantir uma melhor higiene oral. Apenas a escovagem de dentes e o uso de fio dentário não são suficientes, pois grande parte das bactérias acumula-se na nossa língua.
Esta técnica é utilizada na medicina ayurvédica (medicina tradicional indiana) e também por yoguis e tem o nome de Jiva Shodhana.
Benefícios: melhora o paladar, elimina bactérias e ajuda na prevenção de dores de garganta.
“The tongue is the mirror to all the organs of the body” (a língua é o espelho de todos os órgãos do nosso corpo) e por isso devemos cuidar bem dela.
Mais informação aqui: 
Limpeza do rosto
Como tenho eczema/pele extremamente seca, o que agrava bastante no inverno, (já aqui tinha falado sobre este assunto) tenho que tenho que ter mesmo muito cuidado com aquilo que coloco na minha pele, sobretudo na do rosto que é particularmente sensível. 
Assim só posso usar esfoliantes bem leves e as esponjas também têm que ser suaves. Não convém lavar a cara com água morna abundante nem estar muito tempo em sítios com muito vapor (ou seja os banhos nunca podem ser muito longos!).
Costumo limpar o rosto com uma esponja konjac ou então com uma pequena toalha, ambas humedecidas com água morna (esta técnica da toalha é recomendada pelo Francisco Varatojo, director do IMP) para pessoas com eczema. Quer a esponja konjac, quer a toalha são bem suaves, mas permitem mesmo assim limpar bem o rosto.
Faço-o de manhã e à noite.
Escovação corporal a seco
Esta é também uma técnica indiana.
Faço-o sempre antes do banho, pois é desta forma que apresenta maiores benefícios. De seguida, limpo a escova (batendo ligeiramente na mão) e tomo um duche para remover todas as células mortas. No inverno ainda sabe melhor, ficamos logo com calor depois da escovação.
Deve ser feita da seguinte forma consoante a zona do corpo:
dry brushing
créditos imagem | Pinterest
Benefícios: melhora a circulação, remove as células mortas, elimina manchas (sobretudo das seguintes zonas: axilas, cotovelos e joelhos), elimina a celulite, entre outros. É uma óptima técnica para a pele seca e para problemas de pele como eczema e psoríase.
Mais informação aqui:
  • Foto: Abigail

    Ana Milhazes, Socióloga, Coach, Formadora, Instrutora de Yoga, fundadora do Lixo Zero Portugal

    Bem-vindos ao Ana, Go Slowly!

    Aqui cabe tudo aquilo que nos leva em direcção a uma vida mais simples, mais sustentável e também feliz: minimalismo, slow living, desperdício zero, hábitos saudáveis, ferramentas de desenvolvimento pessoal, yoga e meditação.

  • Como começar?

  • O meu livro

    Vida Lixo Zero
  • Categorias