Sobre Mim

Olá, bem-vindo(a) e muito obrigada por estares desse lado!

Sou a Ana Milhazes, uma apaixonada pela vida e pelo nosso planeta!

O Ana, Go Slowly é um blog que nos leva em direcção a uma vida mais feliz, mais simples e mais sustentável e acima de tudo com mais propósito.

Criei o blog em 2012, numa altura em que sentia demasiadas coisas à minha volta. Precisava de simplificar e de abrandar.

Inspirei-me no mantra do Thich Nhat Hanh “Smile, breathe and go slowly“, pois sempre fui demasiado acelerada e necessitava de algo que me relembrasse que precisava mesmo de abrandar.

Foi assim que encontrei o minimalismo, um estilo de vida que me fez questionar o papel de cada coisa, cada compromisso e cada pessoa na minha vida.

Permitiu-me não só eliminar inúmeras coisas na minha vida, mas também acrescentar novas paixões, como o yoga. Foi amor à primeira prática!

Concluí a formação de instrutora de yoga em 2015. O yoga abriu uma grande porta que me permitiu entrar em contacto com várias terapias, como o Reiki. Fiz as formações de nível I e II com a querida Flor Correia e adorei. 

Comecei a dar aulas em Janeiro de 2016, em vários locais na zona do Porto e Vila Nova de Gaia, desde Escolas de Yoga a ginásios. Já participei em vários retiros como instrutora de yoga e também como organizadora, com a Sofia Castro Fernandes (Às nove no meu blog), com a Oksana (Dicas da Oksi) e com a Sofia de Assunção.

Estou constantemente a desafiar-me a mim própria e à procura de soluções que me permitam ser mais feliz e viver com mais propósito!

No início de 2016, decidi que queria reduzir a quantidade de “lixo” que produzia! Foi assim que depois de ler o livro da Bea Johnson “Zero Waste Home”, resolvi criar a primeira comunidade de zero wasters em Portugal. Na altura, ouvia-se falar muito pouco deste assunto em Portugal. Percebi que fazia falta começar a falar de sustentabilidade e de unir as pessoas em volta deste tema. Na altura contactei também várias lojas para perceber que tipo de produtos vendiam a granel e se era possível fazermos compras utilizando os nossos sacos de pano e frascos de vidro. Esta informação foi compilada num ficheiro em excel que depois deu origem ao site: agranel.pt

No entanto, apesar de todas estas mudanças na minha vida, sentia que ainda faltava algo para me sentir verdadeiramente feliz.

Depois de quase 10 anos a trabalhar na área das Tecnologias de Informação (nos últimos 4 anos como Gestora de Projecto), e de me sentir completamente afastada da minha missão, o meu corpo e a minha mente deram-me os sinais que precisava de ouvir. Em Agosto de 2017, foi-me diagnosticado Síndrome de Burnout e Depressão. Tinha ataques de pânico diários e sentia um cansaço extremo. E tive um apagão quando ia a conduzir para o trabalho. Foi o meu sinal STOP. Sabia que aquele era o meu último dia de trabalho, só não sabia como.

Foi difícil aceitar que tinha mesmo de parar. Fui obrigada a deixar o trabalho, mas também todos os projectos que me faziam sentir viva e feliz: o meu blog e o movimento Lixo Zero Portugal. Estive de baixa cerca de 2 meses e precisei de me voltar a concentrar em mim, em restabelecer a minha energia, em voltar a ser eu mesma. Nesse processo de cura sem medicamentos (apesar de precisar deles tive várias reacções adversas), com a ajuda do yoga, da meditação e de muito contacto com a natureza, segui a minha intuição e dei o salto em Novembro de 2017. Senti que era aquele o momento pelo qual tinha ansiado nos últimos anos. Era a minha oportunidade de mudar de vida, de aceitar que as minhas paixões poderiam ser o meu trabalho e de seguir a minha missão.

Foi preciso recomeçar quase do zero. Libertei-me de um trabalho que não me preenchia, de um casamento que não me fazia feliz e mudei de casa. Neste processo, algumas pessoas mais próximas não me apoiaram e não compreenderam as minhas decisões. Pelo meio perdi a minha avó que sempre foi como uma mãe para mim. 

2017 e 2018 foram sem dúvida anos muito difíceis! Mas não mudava nada! Foi graças a eles que aprendi muito e que sou aquilo que sou hoje. Por mais difícil que seja mudar ou regressar à nossa essência (pois no fundo foi isso que aconteceu comigo), compensa tanto tanto!

A partir do momento em que fiz todas estas mudanças, a magia começou a acontecer! Foi como se tivesse renascido! 

Passei a viver das minhas paixões: tudo o que escrevo sobre desperdício zero, minimalismo e slow living, palestras e workshops sobre estes temas, presencialmente e online, inspirando todos aqueles que gostariam de ter uma vida mais simples, sustentável e feliz.

2019 foi o ano em que mais viajei de mochila às costas e kit zero waste na mão, levando este estilo de vida a todos os cantos do nosso país.

Adoro aprender e estou constantemente a aprofundar o meu conhecimento com novos cursos, workshops e auto-estudo nas áreas que me apaixonam.

Foi esta paixão pelo auto-conhecimento que me levou a tirar a Certificação Internacional de Coaching com a Joana Areias e o Daniel Sá Nogueira no início de 2020, que adorei e recomendo! Com esta certificação, dei início a mais uma paixão, tocar a vida de alguém de forma directa, num acompanhamento personalizado. Por isso, disponibilizei as sessões de coaching online. Nestas sessões, acompanho-te nas mudanças de vida e objectivos que queres alcançar, trazendo muitas das ferramentas que me ajudaram e novas ferramentas que vou descobrindo e aprofundando.

Em Janeiro de 2020 lancei o meu primeiro livro: “Vida Lixo Zero“. Foi mesmo um sonho tornado realidade!


Se sentires que é importante falares comigo, envia um e-mail para hello@anagoslowly.com. Terei todo o gosto em ouvir-te. 

Um grande beijinho 

  • Bem-vindos ao Ana, Go Slowly!

    Aqui cabe tudo aquilo que nos leva em direcção a uma vida mais simples, sustentável e feliz: minimalismo, slow living, desperdício zero, hábitos saudáveis, yoga e meditação.

    Ana Milhazes, Socióloga, Coach, Formadora, Instrutora de Yoga, fundadora do Lixo Zero Portugal

  • Embaixadora

  • 10% de desconto com o código vidalixozero

  • Como começar?

  • O meu livro

    Vida Lixo Zero
  • Categorias