Sobre Mim

Olá, bem-vindo(a) e muito obrigada por estares desse lado!

Sou a Ana Milhazes, 35 anos, activista, socióloga, formadora, fundadora do movimento Lixo Zero Portugal, instrutora de yoga, autora deste blog e do livro “Vida Lixo Zero“. E acima de tudo, uma apaixonada pela vida e pelo nosso planeta!

O Ana, Go Slowly é um blog que nos leva em direcção a uma vida mais feliz, mais simples e mais sustentável e acima de tudo com mais propósito.

Criei o blog em 2012, numa altura em que sentia demasiadas coisas à minha volta. Precisava de simplificar e de abrandar.

Inspirei-me no mantra do Thich Nhat Hanh “Smile, breathe and go slowly“, pois sempre fui demasiado acelerada e necessitava de algo que me relembrasse que precisava mesmo de abrandar.

Foi assim que encontrei o minimalismo, um estilo de vida que me fez questionar o papel de cada coisa, cada compromisso e cada pessoa na minha vida.

Permitiu-me não só eliminar inúmeras coisas na minha vida, mas também acrescentar novas paixões, como o yoga. Foi amor à primeira prática!

Concluí a formação de instrutora de yoga em 2015. O yoga abriu uma grande porta que me permitiu entrar em contacto com várias terapias, como o Reiki. Fiz as formações de nível I e II com a querida Flor Correia e adorei. 

Comecei a dar aulas em Janeiro de 2016, em vários locais na zona do Porto e Vila Nova de Gaia, desde Escolas de Yoga a ginásios. Já participei em vários retiros como instrutora de yoga e também como organizadora, com a Sofia Castro Fernandes (Às nove no meu blog), com a Oksana (Dicas da Oksi) e com a Sofia de Assunção.

Estou constantemente a desafiar-me a mim própria e à procura de soluções que me permitam ser mais feliz e viver com mais propósito!

No início de 2016, decidi que queria reduzir a quantidade de “lixo” que produzia! Foi assim que depois de ler o livro da Bea Johnson “Zero Waste Home”, resolvi criar a primeira comunidade de zero wasters em Portugal. Na altura, ouvia-se falar muito pouco deste assunto em Portugal. Percebi que fazia falta começar a falar de sustentabilidade e de unir as pessoas em volta deste tema. Na altura contactei também várias lojas para perceber que tipo de produtos vendiam a granel e se era possível fazermos compras utilizando os nossos sacos de pano e frascos de vidro. Esta informação foi compilada num ficheiro em excel que depois deu origem ao site: agranel.pt

No entanto, apesar de todas estas mudanças na minha vida, sentia que ainda faltava algo para me sentir verdadeiramente feliz.

Depois de quase 10 anos a trabalhar na área das Tecnologias de Informação (nos últimos 4 anos como Gestora de Projecto), e de me sentir completamente afastada da minha missão, o meu corpo e a minha mente deram-me os sinais que precisava de ouvir. Em Agosto de 2017, foi-me diagnosticado Síndrome de Burnout e Depressão. Tinha ataques de pânico diários e sentia um cansaço extremo. Deixei de conseguir olhar para o meu computador e o para o meu telefone. A luz emitida por estes dispositivos fazia-me sentir completamente enjoada. Percebi que tinha chegado ao meu ponto de exaustão.

Foi difícil aceitar que tinha mesmo de parar. Fui obrigada a deixar o trabalho, mas também todos os projectos que me faziam sentir viva e feliz: o meu blog e o movimento Lixo Zero Portugal. Estive de baixa cerca de 2 meses e precisei de me voltar a concentrar em mim, em restabelecer a minha energia, em voltar a ser eu mesma. Nesse processo de cura sem medicamentos (apesar de precisar deles tive várias reacções adversas), com a ajuda do yoga, da meditação e de muito contacto com a natureza, segui a minha intuição e dei o salto em Novembro de 2017. Senti que era aquele o momento pelo qual tinha ansiado nos últimos anos. Era a minha oportunidade de mudar de vida e de seguir a minha missão: tornar o mundo um lugar melhor e inspirar quem me rodeia a viver de forma mais sustentável, para consigo mesmo e para com o planeta.

Mas este salto só foi possível graças à minha querida coach (e agora amiga) Sofia de Assunção. Comecei a ser acompanhada pela Sofia em Janeiro de 2017 pois já desde há alguns anos que não me sentia totalmente preenchida na minha vida profissional, apesar de gostar do que fazia. Fui acompanhada pela Sofia durante cerca de 7 meses e todas as ferramentas que utilizamos foram uma ajuda preciosa nesta minha mudança de vida.

Foi preciso recomeçar quase do zero. Libertei-me de um trabalho que não me preenchia, de um casamento que não me fazia feliz e mudei de casa. Neste processo, algumas pessoas mais próximas não me apoiaram e não compreenderam as minhas decisões. Pelo meio perdi a minha avó que sempre foi como uma mãe para mim. Até escrever tudo isto me custa…

2017 e 2018 foram sem dúvida anos muito difíceis! Mas não mudava nada! Foi graças a eles que aprendi muito e que sou aquilo que sou hoje. Por mais difícil que seja mudar ou regressar à nossa essência (pois no fundo foi isso que aconteceu comigo), compensa tanto tanto!

Actualmente, vivo das minhas paixões e amo verdadeiramente o que faço! Escrevo no meu blog e partilho diversos conteúdos sobre desperdício zero, minimalismo e slow living, faço palestras e workshops sobre estes temas, presencialmente e online, inspirando todos aqueles que gostariam de ter uma vida mais sustentável, mais simples e mais feliz.

Em 2019, foi o ano em que mais viajei de mochila às costas e kit zero waste na mão, levando este estilo de vida a todos os cantos do nosso país.

Adoro aprender e estou constantemente a aprofundar o meu conhecimento com novos cursos, workshops e auto-estudo nas áreas que me apaixonam: sustentabilidade, yoga e desenvolvimento pessoal.

Foi esta paixão pelo auto-conhecimento que me levou a tirar a Certificação Internacional de Coaching com a Joana Areias e o Daniel Sá Nogueira no início de 2020, que adorei e recomendo! Com esta certificação, dei início a mais uma paixão, tocar a vida de alguém de forma directa, num acompanhamento personalizado. Por isso, disponibilizei as sessões de coaching online. Nestas sessões, partilho contigo a minha experiência pessoal e profissional e a minha visão de vida. É uma sessão livre, feita à tua medida. Envia-me um e-mail para acertarmos os detalhes.

Em Janeiro de 2020 lancei o meu primeiro livro: “Vida Lixo Zero“. Foi mesmo um sonho tornado realidade!

E como uma novidade nunca vem só, em Fevereiro de 2020 mudo-me do Porto para a costa alentejana, outro sonho bem antigo, desde o início do blog. Acredito que este é mais um passo em direcção ao slow living!

2020 está a ser super intenso! Libertei-me de 17 anos de culpa por não me aceitar como fui (sou): a Ana triste, com excesso de peso, em depressão, que desejou cometer suicídio.

Se sentires que é importante falares comigo, envia um e-mail para hello@anagoslowly.com. Terei todo o gosto em ouvir-te.

Se de alguma forma te inspiras com aquilo que partilho e se me queres ajudar a contribuir ainda mais, ofereces-me um café e bebemos esse café juntas(os)? 
Muito obrigada por me apoiares na minha missão! 

Um grande beijinho 

  • Bem-vindos ao Ana, Go Slowly!

    Aqui cabe tudo aquilo que nos leva em direcção a uma vida mais simples, sustentável e feliz: minimalismo, slow living, desperdício zero, hábitos saudáveis, yoga e meditação.

    Ana Milhazes, Socióloga, Formadora, Instrutora de Yoga, fundadora do Lixo Zero Portugal

    Subscreve o Ana, Go Slowly

    Inspira-te com os meus conteúdos sobre Minimalismo, Desperdício Zero e Slow Living

    Recebe gratuitamente conteúdos exclusivos e novidades em primeira mão

    O meu Livro