Sobre Mim

Sobre Mim

Sobre Mim

Olá!

Sou a Ana Milhazes Martins, 33 anos, vivo no Porto, sou professora de Yoga e Meditação, embaixadora do movimento Lixo Zero Portugal e autora deste blog.

O Ana, Go Slowly é um blog que nos leva em direcção a uma vida mais feliz e consciente, baseada no ser em vez do ter.

Criei o blog em 2012, numa altura em que sentia demasiadas coisas à minha volta. Precisava de simplificar e de abrandar.

Foi assim que encontrei o minimalismo, um estilo de vida que me fez questionar o papel de cada coisa, cada compromisso e cada pessoa na minha vida.

Permitiu-me não só eliminar inúmeras coisas na minha vida, mas também acrescentar novas paixões, como o yoga. Foi amor à primeira prática!

Concluí a formação de instrutora de yoga (200h) em 2015 na Quinta do Anjo com o professor Paulo Hayes. Adoro aprender e estou constantemente a aprofundar o meu conhecimento com novos cursos, workshops e auto-estudo.

Comecei a dar aulas em Janeiro de 2016 e desde então tenho dados aulas de Yoga em vários sítios na zona do Porto e Vila Nova de Gaia. Tenho também participado em alguns retiros, onde dou aulas de yoga e faço meditações guiadas.

Dou também aulas particulares, presenciais ou online. Se quiseres saber mais vê a página dos serviços ou contacta-me diretamente.

Estou constantemente à procura de novos desafios e de algo me faça sentir mais próxima do meu propósito: tornar o mundo um lugar melhor.

Foi assim que depois de ler o livro da Bea Johnson “Zero Waste Home”, no início de 2016, decidi que iria deixar de produzir lixo e resolvi criar a primeira comunidade de zero wasters em Portugal. Na altura, ouvia-se falar muito pouco deste assunto em Portugal. Percebi que fazia falta começar a falar de sustentabilidade e de unir as pessoas em volta deste tema. Na altura contactei também várias lojas para perceber que tipo de produtos vendiam a granel e se era possível fazermos compras, utilizando os nossos sacos de pano e frascos de vidro. Esta informação foi compilada num ficheiro a excel que depois deu origem ao site: agranel.pt

No entanto, apesar de todas estas mudanças na minha vida, sentia que ainda faltava algo para me sentir verdadeiramente feliz.

Depois de quase 10 anos a trabalhar na área das Tecnologias de Informação (nos últimos 4 anos como Gestora de Projecto), e de me sentir completamente afastada da minha missão, o meu corpo e a minha mente deram-me os sinais que precisava de ouvir. Em Agosto de 2017, foi-me diagnosticado Síndrome de Burnout e Depressão. Tinha ataques de pânico diários e sentia um cansaço extremo. Deixei de conseguir olhar para o meu computador e o para o meu telefone. A luz emitida por estes dispositivos fazia-me sentir completamente enjoada. Percebi que tinha chegado ao meu ponto de exaustão.

Foi difícil aceitar que tinha mesmo de parar. Fui obrigada a deixar o trabalho, mas também todos os projectos que me faziam sentir viva e feliz: o meu blog e o movimento Lixo Zero Portugal. Fiquei de baixa médica cerca de 2 meses e precisei de me voltar a concentrar em mim, em restabelecer a minha energia, em voltar a ser eu mesma. Nesse processo de cura sem medicamentos (apesar de precisar deles tive várias reacções adversas), com a ajuda do yoga, da meditação e de outras práticas de self care, segui a minha intuição e dei o salto: troquei a secretária pelo tapete de yoga em Novembro de 2017. Senti que era aquele o momento pelo qual tinha ansiado nos últimos anos. Era a minha oportunidade de mudar de vida e de seguir a minha missão: tornar o mundo um lugar melhor e inspirar quem me rodeia a viver mais devagar e de forma mais sustentável.

Mas este salto só foi possível graças à minha querida coach (e agora amiga) Sofia de Assunção. Comecei a ser acompanhada pela Sofia em Janeiro de 2017 pois já desde há alguns anos que não me sentia totalmente preenchida na minha vida profissional, apesar de gostar do que fazia. Fui acompanhada pela Sofia durante cerca de 7 meses e todas as ferramentas que utilizamos foram uma ajuda preciosa nesta minha mudança de vida.

Actualmente, vivo das minhas paixões, dedicando-me às aulas de yoga e meditação, à escrita através do meu blog e ao movimento desperdício zero, fazendo palestras e workshops, inspirando todos aqueles que gostariam de ter uma vida mais sustentável e mais feliz.

Sê bem-vindo!

Nota: Se precisares da minha bio para associar a eventos onde vou participar podes consultar aqui.

Respira. Sorri. Vive uma vida simples e feliz

Informação do Blog: