Como (re)começar a prática de meditação?

Como (re)começar a prática de meditação?

Comecei a meditar até mesmo antes de ter descoberto o yoga, mas tive muita dificuldade em começar.
Eu que sempre gostei de aproveitar tempo ao máximo, de ser super produtiva e de fazer tudo a correr, achava que era impossível meditar e acima de tudo que era uma perda de tempo.
Mas como tinha ataques de ansiedade e tinha lido sobre os benefícios da meditação resolvi experimentar. Comecei sozinha e gostava de seguir meditações guiadas. Tinha muita dificuldade em ter uma prática diária, mas sentia que sempre que o fazia de manhã, o dia corria melhor.

Só comecei realmente a ter uma prática de meditação mais consistente quando descobri o yoga. Afinal o yoga surgiu mesmo com esse propósito, de preparar o nosso corpo para a meditação. Custava-me imenso estar sentada de pernas cruzadas, pois sempre tive problemas de costas (estar todo o dia em frente a um computador e nunca me sentar no chão também não ajudava). Por isso, o yoga ajudou-me imenso a lidar com os problemas de costas. Mas foi sobretudo quando tirei o curso de instrutora de yoga que realmente aprendi o que era meditar a sério (tínhamos sessões de 1 hora logo após acordar com exercícios de respiração e meditação). Custou-me imenso mas fez-me maravilhas!

Hoje em dia medito ao acordar e ao deitar, nem que sejam só 5 minutos.

Somos todos diferentes e portanto há diferentes técnicas de meditação que funcionam melhor com umas pessoas do que com outras. Há quem prefira concentrar-se na respiração, há quem só consiga meditar de forma guiada, há quem prefira meditar em grupo.
Gosto imenso das meditações em grupo e acho que pelo menos uma vez por mês todos deveríamos tentar participar num encontro de meditação.
Mas no dia-a-dia temos que tentar perceber qual a técnica que funciona melhor connosco, se realmente queremos ter uma prática consistente.

Como podes começar já a meditar?

Foi a pensar nisso que criei as sessões de meditação online, para que possas ter alguém que te possa ajudar a descobrir qual a técnica que funciona melhor contigo. Mais informação aqui.

Entrentanto disponibilizo aqui 2 gravações que preparei com duas meditações guiadas. Espero que gostes! Gostava muito de ter o teu feedback.