Como (re)começar a prática de meditação?
Comecei a meditar até mesmo antes de ter descoberto o yoga, mas tive muita dificuldade em começar.
Eu que sempre gostei de aproveitar tempo ao máximo, de ser super produtiva e de fazer tudo a correr, achava que era impossível meditar e acima de tudo que era uma perda de tempo.
Mas como tinha ataques de ansiedade e tinha lido sobre os benefícios da meditação resolvi experimentar. Comecei sozinha e gostava de seguir meditações guiadas. Tinha muita dificuldade em ter uma prática diária, mas sentia que sempre que o fazia de manhã, o dia corria melhor.
Só comecei realmente a ter uma prática de meditação mais consistente quando descobri o yoga. Afinal o yoga surgiu mesmo com esse propósito, de preparar o nosso corpo para a meditação. Custava-me imenso estar sentada de pernas cruzadas, pois sempre tive problemas de costas (estar todo o dia em frente a um computador e nunca me sentar no chão também não ajudava). Por isso, o yoga ajudou-me imenso a lidar com os problemas de costas. Mas foi sobretudo quando tirei o curso de instrutora de yoga que realmente aprendi o que era meditar a sério (tínhamos sessões de 1 hora logo após acordar com exercícios de respiração e meditação). Custou-me imenso mas fez-me maravilhas!
Hoje em dia medito ao acordar e ao deitar, nem que sejam só 5 minutos.
Somos todos diferentes e portanto há diferentes técnicas de meditação que funcionam melhor com umas pessoas do que com outras. Há quem prefira concentrar-se na respiração, há quem só consiga meditar de forma guiada, há quem prefira meditar em grupo.
Gosto imenso das meditações em grupo e acho que pelo menos uma vez por mês todos deveríamos tentar participar num encontro de meditação.
Mas no dia-a-dia temos que tentar perceber qual a técnica que funciona melhor connosco, se realmente queremos ter uma prática consistente.
Como podes começar já a meditar?
Podes simplesmente utilizar o cronómetro do teu telefone, marcar 5 ou 10 minutos e começar.
Podes ainda recorrer a apps de meditação e utilizar meditações guiadas. Estas são mais indicadas para quem está mesmo a começar, pois tendo alguém a guiar-nos é mais fácil comprometermo-nos e ficarmos até ao fim.
Lembra-te que um hábito demora cerca de 21 dias a formar-se, portanto começa e não desistas.
Foto: Abigail
Ana Milhazes, Socióloga, Coach, Formadora, Instrutora de Yoga, fundadora do Lixo Zero Portugal
Bem-vindos ao Ana, Go Slowly!
Aqui cabe tudo aquilo que nos leva em direcção a uma vida mais simples, mais sustentável e também feliz: minimalismo, slow living, desperdício zero, hábitos saudáveis, ferramentas de desenvolvimento pessoal, yoga e meditação.