Como começar a comprar a granel?

Como começar a comprar a granel?

Comprar a granel é uma atitude sustentável que podemos ter no nosso dia-a-dia, uma vez que nos permite comprar apenas a quantidade que precisamos e usar os nossos próprios recipientes, evitando assim o uso de embalagens.

Certifica-te que a loja onde vais fazer compras a granel adquire os produtos em grandes quantidades e de preferência em sacos de papelão. Normalmente as lojas que o fazem têm os seus sacos expostos para que os clientes possam ver. Podes sempre perguntar e dar sugestões.

Encontras todas as lojas que vendem a granel em Portugal no site agranel.pt. Podes também acrescentar novas lojas.

Apesar de o granel estar na moda ultimamente, a verdade é que sempre existiu. Lembro-me de ir ao mercado com a minha avó aos sábados de manhã fazer as compras para a semana e conseguíamos encontrar tudo a granel: frutas, vegetais, leguminosas e frutos secos. Ainda hoje podemos encontrar algumas mercearias antigas que disponibilizam imensos produtos a granel. No caso das frutas e vegetais, estes não precisam de embalagem. Haverá embalagem mais natural do que a própria casca? Se fores ao supermercado, coloca directamente as frutas e vegetais no cesto ou carro de compras e pesas na caixa. Caso tenhas que pesar na secção de frutas e legumes arranja uns sacos bem leves como os de rede ou organza que refiro abaixo.

Em casa, prepara o teu kit de compras:

1 – Essencial: saco grande ou carrinho para transportar as compras, sacos em tecido e frascos de vários tamanhos, sacos de rede/organza para frutas e marcador para registar o peso dos frascos

2 – Opcional: funil, caso leves frascos mais pequenos para especiarias, pois há lojas que poderão não ter; tupperwares/caixas em vidro para takeaway, se a loja tiver bolachas, bolos ou mesmo refeições e te apeteça levar.

Dica: Podes ter um kit sempre pronto à entrada de casa ou no carro.

Na loja:

1 – Pesa o frasco/saco vazio na loja e escreve o peso com um marcador (podemos ser nós ou o funcionário, depende da loja). Em alternativa, se tiveres balança, podes já levar os teus sacos e frascos com o peso registado
2 – Enche o frasco/saco com o ingrediente que queres comprar
3 – Na caixa, referes qual o produto e o peso do frasco/saco. O funcionário faz a diferença entre o peso total e o peso da tara do frasco/saco, para saber a quantidade de produto que levas. É só arrumar as compras e pagar (podes recusar o talão, se quiseres ver a conta pede para ver no ecrã)