Tive o privilégio de visitar o Centro Operacional de Resíduos da Veolia, em Santo Antão do Tojal, Loures, a convite do Electrão, para conhecer in loco o processo de recepção, triagem e tratamento de pequenos equipamentos eléctricos.
Esta é sem dúvida uma experiência que todos deveríamos ter para compreender a importância crucial da separação dos resíduos que produzimos.
Ninguém sai indiferente desta visita. Afinal é impossível ignorar o que está bem diante dos nossos olhos!

E eu acredito que é possível descobrir tanta coisa sobre alguém pelo lixo que essa pessoa faz. Assim como também é possível perceber imenso sobre um país pelo tipo de resíduos que produz e a forma como trata (ou não) esses mesmos resíduos e como os mesmos são valorizados.
Ao longo dos últimos anos, quer no meu trabalho, quer na minha vida pessoal, tenho-me concentrado mais nos 3 primeiros Rs do desperdício zero:
Recusar, Reduzir e Reutilizar.
Mas a verdade é que a separação e a reciclagem são pilares fundamentais! E como sociedade, ainda temos um longo caminho a percorrer nesse sentido!
Por isso, prometo falar mais por aqui sobre resíduos e a necessidade de separá-los corretamente para juntos, explorarmos o que podemos fazer como cidadãos conscientes. Sim, porque eu preciso de ti!
Então voltando ao trabalho da Veolia, os resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (os chamados REEE) abrangem uma variedade de dispositivos em fim de vida, como computadores, telemóveis, eletrodomésticos e televisões. Com o volume desses resíduos a crescer exponencialmente, a reutilização e reciclagem dos seus componentes são essenciais na economia circular.



Além disso, é crucial destacar que alguns REEE representam riscos ambientais graves se não forem tratados adequadamente. Podem libertar metais pesados, produtos químicos e outras substâncias prejudiciais na atmosfera, água e solo.
E sabias que os REEE têm um potencial de reciclagem de mais de 80%?
Além de plásticos e metais ferrosos, contêm metais preciosos como ouro, prata, platina e outros. E a reciclagem dos REEE também impulsiona a criação de empregos locais.

Na Veolia ficamos a conhecer o trabalho incrível destes funcionários que separam os resíduos em 18 categorias! Imagina!
E agora vou deixar-te uma sugestão!
Pede à tua empresa para organizarem uma visita a uma estação de tratamento de resíduos ou organiza uma visita com o teu grupo de amigos!
A Veolia está pronta para te receber!
E se ainda não conheces o trabalho incrível do Electrão convido-te a fazê-lo.