No último sábado, participei no workshop “Wim Hof Method” com o Ricardo Pinhão, e devo dizer que foi uma experiência incrível e transformadora. Já acompanho o Wim Hof há algum tempo, já fiz duches frios durante longos períodos na minha vida e também já tinha experimentado fazer as respirações sozinha.
Também tinha ouvido falar muito bem sobre o Ricardo e posso confirmar que tudo o que dizem é verdade.
Se quiseres saber mais sobre o Wim Hof e a sua história recomendo este episódio da Goop Lab que encontras na Netflix (em inglês/português).
A preparação para este workshop começou bem antes, com o desafio do duche frio durante 21 dias. Assim que nos inscrevemos no workshop recebemos o curso online “Duche Frio”. Isto ajuda bastante pois vai-nos já preparando para o contacto com o frio e também vamos treinando os exercícios de respiração.
O Ricardo recebeu-nos com muita simpatia e tranquilizou-nos logo no início dizendo que o contacto com o gelo era opcional e que só precisávamos de decidir na hora.
Começamos com a parte teórica sabendo mais sobre o Wim Hof e a sua história e sobre os grandes pilares do seu método:
- respiração
- exposição ao frio
- compromisso

Muito resumidamente o grande objectivo é encontrar conforto no desconforto, ou seja, ir a uma zona de stress e depois conseguirmos sair de lá. Algo muito útil para levarmos para o nosso dia-adia.
Digamos que aquilo que aprendemos é o que toda a gente deveria saber, pois ninguém nos ensina a lidar com o stress e ninguém nos ensina como usar este instrumento poderoso que é a nossa respiração.
Quais são os benefícios dos 3 pilares (respiração, exposição ao frio e compromisso)?
- Promove maior foco e criatividade;
- Reduz stress e ansiedade;
- Eleva o humor e bem-estar;
- Promove autoconfiança;
- Fortalece o processo de tomada de decisão, memória e capacidade de aprendizagem;
- Melhora o sistema imunitário;
- Aumenta a sensação de bem-estar geral;
- Melhora a qualidade de sono;
- Melhora a circulação sanguínea;
- Alivia sintomas de depressão, fadiga e dor crónica;
- Cria resiliência ao stress;
- Alivia sintomas de doenças autoimunes como artrite reumatoide, escleroses, parkinson, asma, sarcoidose, vasculite, entre outras;
- Mais energia diária;
- Melhor performance para treinar;
- Melhor recuperação após esforço físico;
- Aumenta a força de vontade;
- Promove autoconsciência;
- Proporciona momentos de felicidade, gratidão e amor.
Em seguida, tivemos uma sessão de exercícios de respiração guiados pelo Ricardo.

Devo dizer que estes exercícios foram muito poderosos.
Chorei do início ao fim, numa mistura de várias emoções.
Tive visões muito bonitas, mas também revivi momentos difíceis, como ataques de pânico e situações bem desafiantes. Foi como se um filme passasse na minha cabeça, mas fui capaz de me focar na respiração e de sentir que estava no meu controlo sair dali, bem.
Senti não só o apoio do Ricardo, mas também do grupo e o meu próprio apoio “eu sou capaz” pensava para mim.
Tivemos depois uma partilha em grupo. Foi muito interessante ouvir as experiências de todos e perceber como cada pessoa teve uma experiência única.
Eu já sei que sou muito mais de “viajar” e visualizar. Mas isso não tem necessariamente que acontecer. Uma coisa é certa, as sensações físicas toda gente tem.
Em seguida, começamos a preparar-nos para o contacto com o gelo. Temos que fazer um aquecimento para prepararmos o nosso corpo. Confesso que estava um pouco apreensiva, mas ao mesmo tempo curiosa e animada para experimentar.
Quando chegou a hora, decidi entrar na banheira com gelo. Foi uma sensação incrível e indescritível. Senti um misto de dor e “quero desistir, não vou conseguir” e “fica-te na respiração, tu consegues”. Quando consegui relaxar e esquecer a dor, senti uma leveza e uma sensação como se estivesse a flutuar. Foi incrível!

A água estava a 0 graus 😅 e permanecemos durante 2 min (tempo recomendado para quem está a começar).

Depois de sairmos do gelo, voltamos ao exercícios de aquecimento. Esta parte é mesmo importante para que não sintamos frio.
Partilhamos como tinha sido a experiência, tiramos mais algumas dúvidas e o Ricardo incentivou-nos a continuar a praticar os exercícios de respiração em casa e deu-nos dicas para incluí-los na nossa rotina diária.
O workshop “Wim Hof Method” com o Ricardo Pinhão foi uma experiência incrível e transformadora. Recomendo a todos que tenham a oportunidade de participar.
O meu compromisso é incluir a respiração na minha rotina diária matinal durante um mês e avaliar como me sinto e, claro, continuar com os duches frios (de manhã, não são recomendados à noite).
Fiz o workshop no Porto, mas só para avisar que há datas em Lisboa para breve!
