O bidé portátil

Como substituir o papel higiénico?

Uma pergunta que me faziam imensas vezes em entrevistas era se um zero waster usava papel higiénico. Claro que pode usar e claro que não há nenhuma regra que diga que não podemos usar. Ainda não existe a polícia do zero waste.

Sempre quis instalar um chuveiro higiénico junto da sanita nas casas onde estive, mas infelizmente as sanitas nunca permitiram (pelo menos sem fazer grandes alterações).

Há uns meses atrás decidi que esta era mesmo uma mudança que tinha que acontecer: deixar de usar papel higiénico!

Comecei então à procura de alternativas e foi assim que decidi comprar o bidé portátil!

Como usar?

  1. Enche o teu happypo com água (se tiveres algo para guardar a água do banho enquanto aquece, podes depois utilizar esta água. Eu tenho um jarro na casa de banho que vou enchendo enquanto a água do banho não aquece. Uso esta água para beber durante o dia e também para encher o happypo);
  2. Aperta a cabeça;
  3. Deixa-o junto à sanita (coloca perto do sítio do papel higiénico e esconde o papel higiénico);
  4. Arranja umas toalhas pequenas que podes ter junto da sanita também (podem ser umas que já tenhas em casa ou podes fazer toalhas mais pequenas através de toalhas que já estejam mais gastas).

Nota: quando estou menstruada utilizo umas toalhas mais escuras (aquelas toalhas de bidé que já utilizava para limpar depois do banho na altura da menstruação).

Podes arranjar um cestinho para colocar as toalhas sujas, ou então colocar logo no cesto da roupa suja ou na máquina.

Lavo estas toalhas juntamente com as restantes toalhas de banho e/ou lençóis na máquina de lavar roupa (em programas maiores, prefiro o eco, e sempre com detergentes ecológicos).

O happypo traz um saquinho muito prático para o levares para todo o lado. Quando estiver vazio, é só retirar a parte de cima e colocar as duas partes em separado no saco.
Em viagens curtas e em que ando de um lado para o outro não o costumo levar comigo. Só quando estou no mesmo sítio vários dias, senão é mais uma coisa para transportar e que confesso tenho receio de deixar numa casa de banho qualquer 😅

Existe um tamanho maior.
E também tens a versão para crianças. O meu tem o tamanho do das crianças e sinceramente não acho que seja preciso maior.

Quais os benefícios?

Os bidês limpam de forma mais completa e eficiente do que o papel higiénico.
A limpeza com água reduz o risco de infeções.
Adequado para o cuidado da zona íntima de novas mães e grávidas.
Evita irritação causada pela limpeza.
Funciona sem baterias ou eletricidade. Apenas é preciso apertar a garrafa para sair um jacto de água.

Quanto custa 1kg de papel higiénico?

Em Portugal, utilizamos cerca de 7,4kg por pessoa por ano!

E para produzir cada rolo de papel higiénico são necessários cerca de 140 litros de água!

Muitas árvores têm que ser abatidas, químicos utilizados no processo de branqueamento e muitas emissões de transporte até o papel higiénico chegar a nossas casas.

Mesmo gastando alguma água com o bidé (seja o bidé portátil, o chuveiro higiénico, ou o bidé normal) é uma excelente alternativa que economiza os recursos do nosso planeta e também o nosso dinheiro na verdade. Pois simplesmente deixamos de comprar papel higiénico ou compramos muito menos porque reduzimos imenso o seu uso.

Onde comprar o bidé portátil?

Em Portugal, encontrei na Cultivating Futures e na Loja do Zero.

Espero que em breve mais lojas disponibilizem este produto.

E já agora aproveito para deixar uma dica para poupar água do autoclismo que está no meu livro “Vida Lixo Zero” e que adoro:

If it’s yellow let it mellow, if it’s brown flush it down!

Significando que: quando é xixi podemos deixar na sanita sem puxar o autoclismo (especialmente para quem bebe bastante água, a urina praticamente não tem cheiro) e claro se estivermos sozinhos em casa ou se todos concordarem. Eu sinto-me confortável em fazê-lo pois vivo sozinha.
Se for o número 2, aí sim claro que puxamos o autoclismo.

Espero que este post tenha suscitado a curiosidade necessária para, pelo menos, experimentares.

  • Foto: Abigail

    Ana Milhazes, Socióloga, Coach, Formadora, Instrutora de Yoga, fundadora do Lixo Zero Portugal

    Bem-vindos ao Ana, Go Slowly!

    Aqui cabe tudo aquilo que nos leva em direcção a uma vida mais simples, mais sustentável e também feliz: minimalismo, slow living, desperdício zero, hábitos saudáveis, ferramentas de desenvolvimento pessoal, yoga e meditação.

  • Como começar?

  • O meu livro

    Vida Lixo Zero
  • Categorias