Março, o mês do granel

Pela primeira vez, Março de 2023, celebra-se o mês do Granel!

Estou mesmo muito feliz com esta iniciativa! Mas antes de te falar dela, quero partilhar por que motivos gosto tanto de fazer as minhas compras a granel.

Quais são os grandes benefícios de comprar a granel?

🍎 Compramos apenas a quantidade que necessitamos

🫙 Se levarmos os nossos frascos, quando chegamos a casa é só colocar na despensa (eu também escrevo logo o nome do ingrediente no frasco e assim não preciso de lista de compras)

👣 Pegada ambiental mais reduzida: evitamos as embalagens de uso único (seja de plastico ou outro material)

😊 Ir às compras passa a ser prazeroso e não algo para simplesmente riscar da nossa to-do list

😍 As mercearias a granel são muito mais bonitas

🫶 Criamos uma conexão com quem trabalha na loja

🙌 Sentimos que estamos a contribuir para algo mais, não só para cuidar melhor do planeta, mas também a contribuir directamente para a(s) família(s) das pessoas que trabalham nestes negócios.

Onde podes comprar a granel?

Consulta todas as lojas no site https://agranel.pt/. Aqui encontras não só mercearias especializadas a granel, mas também todos os supermercados e hipermercados que dispõem de produtos a granel. Esta é uma plataforma colaborativa, o que significa que podes também acrescentar novas lojas a granel. Escolhe a opção “adicionar loja” no canto superior direito. Caso alguma loja já tenha fechado, envia essa informação através do contacto que se encontra no site, para que possam actualizar.

Se não tiveres nenhuma mercearia ou supermercado com produtos a granel, perto de tua casa, procura nos mercados e feiras locais. Podes também aproveitar as viagens, para o teu local de trabalho ou algum passeio ao fim-de-semana para fazeres as compras (caso nesses sítios existam lojas com produtos a granel por perto).

Como posso saber mais sobre esta iniciativa?

“Março, o mês do granel” é uma iniciativa internacional da Réseau Vrac, para sensibilizar o maior número possível de pessoas para a importância do granel enquanto instrumento essencial para o combate ao desperdício.

Pela primeira vez, e sob a coordenação da Liga Ação, decorre também em Portugal, com o apoio institucional da Representação da Comissão Europeia, Associação ZERO e DECO.

Podes também consultar todos os eventos que irão decorrer durante o mês de Março na plataforma Peggada.

O encerramento desta acção acontecerá no dia 30 de março, às 17:30, dia em que a ONU assinala pela primeira vez o Dia Internacional Lixo Zero, com um debate com representantes políticos e com o lançamento de uma petição para a revisão e flexibilização da regulação do granel.

O evento decorre na Fundação Calouste Gulbenkian, zona de congressos – sala 2. Lisboa.

Podes vir também!

A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição. Inscreve-te aqui.

  • Foto: Abigail

    Ana Milhazes, Socióloga, Coach, Formadora, Instrutora de Yoga, fundadora do Lixo Zero Portugal

    Bem-vindos ao Ana, Go Slowly!

    Aqui cabe tudo aquilo que nos leva em direcção a uma vida mais simples, mais sustentável e também feliz: minimalismo, slow living, desperdício zero, hábitos saudáveis, ferramentas de desenvolvimento pessoal, yoga e meditação.

  • Como começar?

  • O meu livro

    Vida Lixo Zero
  • Categorias