Simplicidade e Leveza

Simplicidade. Foi a palavra que defini para este ano.

Tenho pensado muito numa outra palavra: Leveza. Agora, teria definido essa. Sei que as duas estão intimamente ligadas. Mas percebo agora que a leveza me traz algo mais difícil de conquistar.

Posso ter simplicidade à minha volta e mesmo assim não sentir leveza. Percebo que a busca da simplicidade aconteceu sempre com esse propósito: a leveza.

Mais do que me sentir leve em relação a bens materiais, a resíduos, etc, tenho procurado essa leveza nos pensamentos, nas emoções, na dureza e exigência que tenho para comigo (e também com os outros), nas pessoas com quem me relaciono, na forma como me relaciono, na tecnologia e na forma como uso essa tecnologia.

Não é só querer menos. É, sobretudo, sentir que aquilo que tenho na minha vida me acrescenta. Há uma intenção e um propósito em cada compromisso, conversa, tecnologia… Deixa de existir peso em continuar com coisas que já não fazem sentido. Deixa até de existir peso em relação a mim própria, por insistir, continuar… em algo que é simplesmente para deixar ir.

Por isso, não só tenho feito esta espécie de limpeza intencional, como tenho repetido este mantra, todos os dias: “A minha vida é cada vez mais leve. Eu danço e fluo com a vida em leveza.”

Conta-me, tens essa intenção de trazer leveza à tua vida? Como o tens feito?

  • Ana Milhazes, Socióloga, Coach, Formadora, Instrutora de Yoga, fundadora do Lixo Zero Portugal

    Bem-vindos ao Ana, Go Slowly!

    Aqui cabe tudo aquilo que nos leva em direcção a uma vida mais simples, sustentável e feliz: minimalismo, slow living, desperdício zero, hábitos saudáveis, yoga e meditação.

  • Embaixadora

  • 10% de desconto com o código vidalixozero

  • Como começar?

  • O meu livro

    Vida Lixo Zero
  • Categorias