E porque as grandes marcas também se preocupam com as questões ambientais, a Samsonite apresentou duas novas linhas de malas de viagem ecológicas: a S’Cure Eco e a Spark Eco.

O evento de apresentação aconteceu no dia 21 de Novembro no Botanista, em Lisboa, em dois momentos: um para a imprensa em que fiz uma talk sobre o estilo de vida desperdício zero, onde dei algumas dicas sobre como podemos viver e viajar de forma mais sustentável e outro momento ao final da tarde para figuras públicas, em que fizemos pequenas conversas sobre a temática e em que tive oportunidade de mostrar aquilo que uso no meu dia-a-dia e que me permite produzir menos lixo.

O local escolhido não poderia ter sido mais perfeito e a comida estava maravilhosa. Tudo vegan e absolutamente delicioso!

Todas as malas da coleção S'Cure Eco são produzidas à base de polipropileno resultante do processo de fabrico de outras malas (que de outra forma acabariam no lixo) - cerca de 85%. Esta linha tem como filosofia a redução de desperdícios, por isso o logótipo, etiqueta de identificação e pega são resultantes do aproveitamento de desperdícios da madeira e o forro é feito com base em garrafas de plástico pós-consumo. São produzidas na Europa.

A linha Spark Eco tem na sua composição plástico e cortiça. O plástico, proveniente de garrafas PET pós-consumo, é usado como têxtil, o qual foi desenvolvido pela Samsonite e tem o nome de recyclex. Cada mala contém na etiqueta o n.º de garrafas utilizado para a produção da mesma. A cortiça serve de alternativa para o acabamento nas pegas, logótipo, etiqueta de identificação e proteção traseira.


É cada vez mais importante ver que as grandes marcas também apostam em linhas mais sustentáveis, pois infelizmente as pequenas marcas não têm a força suficiente para chegar a tanta gente. Acredito que isto irá inspirar outras marcas a apostar noutro tipo de produtos e a perceber que o consumidor está a mudar e cada vez mais se preocupa com questões ambientais. Relativamente à Samsonite, penso que foi muito bem pensado terem mantido o mesmo ADN da colecção best seller Spark SNG, no caso da mala Spark Eco. Mantém-se assim o design, já conhecido do público, e também a qualidade.

Relativamente aos preços, penso que seria importante que estas pudessem ser ligeiramente mais baratas do que as malas convencionais, de forma a aliciar mais os clientes a optarem por esta colecção. Seria também interessante pensar-se numa forma de atribuir um desconto ao cliente, mediante a entrega de uma determinada quantidade de plástico aquando da compra.

Na próxima coleção de verão, haverá também uma linha ecológica de malas e mochilas de senhora, feitas a partir do tecido recyclex.

As malas de viagem foram apresentadas juntamente com garrafas de plástico que pretendiam ilustrar o material das mesmas. Deixei a sugestão de numa próxima vez se pensar em fazer, por exemplo, uma limpeza de praia uns dias antes do evento, convidando a imprensa e também algumas figuras públicas, para que depois o lixo/garrafas recolhidas possam ser alvo de destaque, referindo a quantidade de lixo recolhido, local e n.º de participantes. Desta forma, para além de alertarmos para o problema do plástico no nosso planeta, de uma forma mais evidente, estamos também a ajudar a recolher muito do plástico que infelizmente vai parar às praias.

Foi um prazer ter estado no evento de apresentação das malas e poder falar sobre o estilo de vida que me acompanha há 2 anos e meio e que tanto me apaixona: o zero waste!

Foi sem dúvida uma experiência bem diferente da habitual, em que as pessoas vão deliberadamente para me ouvir falar deste estilo de vida. Mas penso que é super importante falarmos destas temáticas em todo o lado!

Espero sinceramente ter inspirado mais pessoas, se não a fazer tudo aquilo que faço, pelo menos a seguir algumas das dicas. Afinal pequenos passos levam a grandes mudanças e se todos contribuirmos será bem mais fácil!

Adorei conhecer especialmente a Joana Seixas, a Sandra Coias, o Ricardo Pereira e a esposa Francisca Pereira e saber que fazem tanto pelo planeta no seu dia-a-dia. Espero que possamos fazer algo juntos em breve!