Já há muito tempo que queria arranjar uma forma de purificar o ar cá em casa!
Temos alergias e por mais que limpe a casa há sempre pó e outras particulas no ar, sobretudo desde que temos uma companhia canina.
Sempre gostei de velas, mas as velas apenas disfarçam o mau cheiro e não purificam o ar.
Finalmente encontrei na
Círculo Bio difusores que para além de cumprirem a sua função (purificar o ar) são bonitos, o que para mim é um aspecto super importante.
Antes de comprar pedi ajuda à Círculo Bio, que tem um mail específico de apoio (apoio@circulobio.pt), e rapidamente me responderam com imensa informação.
Felizmente o hiko, o difusor que mais gostava, era o mais indicado!
O hiko é um difusor ultrassónico. Podem ver as explicações mais abaixo sobre os tipos de difusores.
Para além do meu querido difusor, encomendei também uma mistura de óleo essenciais indicada para purificar o ar, da Pranarom. Esta mistura contém abeto balsâmico, pau de Hô, malaleuca e casca de laranja doce. O cheiro é super suave (eu não gosto nada de cheiros fortes, sou daquelas que gosta quando não se sente cheiro nenhum!). Tenho usado um bocadinho por toda a casa, num dia deixo por exemplo na sala, no outro dia no quarto. A grande vantagem é que após 60m, 120m ou 180m desliga-se sozinho.
Estou super contente com os resultados! Por exemplo, no quarto sentimos logo diferença quando acordamos de manhã, pois costumavamos acordar quase sempre com o nariz entupido! À noite também gosto de usar o difusor como luz de presença, fica giro e é prático.
Recebi ainda um pequeno guia sobre óleos essenciais com a explicação de cada um e as respectivas indicações.
Aqui podem encontrar todos os difusores que se encontram disponíveis na Círculo Bio.
Deixo-vos agora uma explicação detalhada de todos os tipos de difusores e das suas principais características:
Difusão a frio:
– Os difusores ultrassónicos emitem um vapor frio (em sentido ascendente) criado por vibrações ultrassónicas (shadé, hiko e lilou)
– Nos difusores por nebulização o ar é bombeado transformando o óleo essencial numa névoa que se espalha pela atmosfera (neolia)
– Os difusores por ventilação possuem um ventilador de ar para difundir os óleos essenciais no ambiente (ventilia)
Difusão por aquecimento:
– Os difusores por aquecimento operam a baixa temperatura especialmente adaptada para a difusão de óleos essenciais (
stonelia,
lightlia)
Características gerais: funcionam com electricidade; interrupção manual ou automática; umidificador do ar; luz ambiente.
Vantagens: difusão a frio (mantém todas as propriedades dos óleos essenciais, emitem uma luz suave, fácil manutenção e não necessitam de um líquido de limpeza especifico; duração ajustável*, um ar mais saudável: sob o efeito das vibrações ultrassónicas, os óleos essenciais colocados na água são dispersos numa névoa aromática e benéfica: o ar é simultaneamente humidificado e higienizado;
Desvantagens: área de difusão até 30m2 (no manual do difusor hiko vem a indicação de 20m2; no manual dos outros dois difusores não vem qualquer indicação mas segundo os fornecedores será até 30m2)
*
shadé – difusão contínua e difusão alternada (30 segundos em difusão e 30 segundos sem difusão); quando o tanque de água fica vazio as funções de difusão e de iluminação desligam-se automaticamente.
Hiko – difusão contínua, 1 hora, 2 horas, 3 horas. a luz led pisca assim que o nível de água fica demasiado baixo; sem intervenção do utilizador o difusor desliga-se passado 5 minutos)
Lilou – difusão contínua (o aparelho desliga-se cerca de 30 minutos após o inicio da difusão em fase contínua) ou alternada (20 segundos em difusão, 40 segundos sem difusão; o aparelho desliga-se cerca de 90 minutos após o inicio da difusão em fase descontínua); quando o tanque de água fica vazio as funções de difusão e de iluminação desligam-se automaticamente.
O difusor neolia funciona por nebulização. A nebulização é um processo de difusão a frio.
Características gerais: funciona com electricidade; interrupção manual ou automática; princípio de nebulização a seco: óleos essenciais puros, sem água; bocal e tubo nebulizador removível (e substituível)
Vantagens: difusão a frio (mantém todas as propriedades dos óleos essenciais), aromatização do ar rápida e potente: área de difusão até 100 m2; frequência e duração da difusão ajustáveis*;
Desvantagens: emite algum ruído; necessita de um produto de limpeza;
*difusão continua, 30 minutos, 60 minutos ou 120 minutos (tempo de difusão durante o ciclo pode escolher entre 5, 10, 30 ou 60 segundos; pausa entre as difusões durante o ciclo – pode escolher entre 5, 10, 30 ou 60 segundos);
O difusor
ventilia funciona por ventilação.
Características gerais: funciona com electricidade; interrupção manual ou automática; luz ambiente.
Vantagens: difusão a frio (mantém todas as propriedades dos óleos essenciais), área de difusão 60m2, iluminação ambiente, modo silencioso.
Desvantagens: a longo prazo necessitará de recargas.
O disco metálico situado na parte frontal do difusor deixa passar o sopro de ar difundindo o óleo essencial e oferece uma iluminação ambiente; a corrente de ar que difunde o aroma pode ajustar-se em 3 velocidades; ciclos de difusão de 30 minutos.
Resumindo, os difusores mais ecológicos parecem-me ser os ultrassónicos (por isso é optei por um), pois não necessitam de recargas (como os difusores por ventilação) nem de líquidos de limpeza específicos (como os difusores por nebulização). Outras vantagens: não fazem quase barulho (até considero o som que emitem bastante relaxante) e necessitam de pouca quantidade de óleo essencial.
Para espaços maiores, os mais adequados são os difusores por nebulização. Como o óleo essencial é difundido no estado puro sem água não é adequado para espaços com crianças pequenas (são mais adequados os ultrassónicos que utilizam água).
E os óleos essenciais mais indicados para purificar o ar são: niaouli, citrinos, eucaliptos, erva-príncipe ou
mistura de óleos essenciais.
Obrigada à Círculo Bio pela ajuda preciosa (post em parceria, pois eu nunca seria capaz de saber isto tudo sobre difusores!)