Como tirar rótulos de frascos de vidro

Há algumas coisas que ainda não consigo encontrar a granel como óleo de côco e geleia de arroz.
Nestes casos compro em frascos de vidro que depois reaproveito.
Uma forma bem simples de retirar os rótulos e a cola é fazendo da seguinte forma:
Encho uma panela com água, coloco um pouco de detergente da louça e um pouco de vinagre e depois coloco os frascos lá dentro.

Ligo o fogão e espero até ferver. Quando ferver coloco no mínimo e deixo assim cerca de 10 minutos.
Quando arrefecer minimamente retiro os frascos um a um e vou tirando o rótulo. 
Como alguns frascos são mais fáceis do que outros geralmente vou experimentando. 
Se vir que há algum mais difícil de sair vai lá para dentro novamente. Às vezes é mesmo preciso voltar a colocar a ferver.
É normal ainda ficar alguma cola depois de tirar o rótulo. Coloco detergente ou sabão de Marselha no esfregão de aço e vou esfregando até sair tudo.

Depois coloco na máquina da louça.

Aproveito este post para dizer que estou a ficar com imensos frascos de reserva e por isso dou a quem estiver interessado e for da zona do Porto.
  • Foto: Abigail

    Ana Milhazes, Socióloga, Coach, Formadora, Instrutora de Yoga, fundadora do Lixo Zero Portugal

    Bem-vindos ao Ana, Go Slowly!

    Aqui cabe tudo aquilo que nos leva em direcção a uma vida mais simples, mais sustentável e também feliz: minimalismo, slow living, desperdício zero, hábitos saudáveis, ferramentas de desenvolvimento pessoal, yoga e meditação.

  • Como começar?

  • O meu livro

    Vida Lixo Zero
  • Categorias