On my way to zero waste #3: Livro Bea Johnson e 21 dicas para reduzir o lixo

Uma vida zero waste anda de mãos dadas com o minimalismo, assim nesta rubrica pretendo documentar a minha caminhada em direcção a uma vida com menos lixo. 
O grande objectivo: lixo zero!

O lançamento do livro da Bea Johnson em Portugal é hoje! Em português o livro intitula-se “Desperdício Zero: Simplifique a sua vida reduzindo o desperdício em casa“.

O prefácio é da autoria da Eunice Maia, fundadora da loja Maria Granel.

Apesar de eu ter o livro em inglês na versão digital e de só comprar livros neste formato, não posso perder esta edição em papel!
É um livro que vou consultar muitas e muitas vezes, por isso estou mortinha por agarrar o meu.
Enquanto não faço a review do livro, partilho convosco algumas dicas que permitem reduzir o desperdício!

Quem me acompanha no instagram tem seguido as minhas dicas lixo zero. Aproveitei as férias de Agosto para me dedicar a ler imenso sobre o assunto e a procurar alternativas. São dicas bem simples e fáceis de implementar 🙂

 [Comida/Alimentação]
1 – Arranja um kit de viagem lixo zero: conjunto de talheres (apesar de serem de plástico e ser preferível utilizar utensílios em madeira ou metal, como já tinha estes vou utilizar o que tenho), frasco de vidro com fruta (neste caso melancia), frasco de vidro com papas de aveia (overnight oats), maçã inteira e tâmaras em saco de tecido, guardanapo de pano. Coloquei tudo num saco térmico com uma placa refrigeradora.

2- Compra alimentos a granel. Podes consultar a lista de lojas em Portugal aqui.  Se souberes de mais alguma edita o ficheiro. Também tenho estado a adicionar as lojas ao Zerowastehome.

3 – Compra sem sacos: quando comprares algo numa loja diz não ao saco ou embalagem. Coloca num saco em tecido ou directamente na tua mala.
Na primeira foto, à esquerda, o saco que uso para roupas/acessórios e outros. À direita em cima o kit que uso nas compras de frescos da semana: caixa para frutos vermelhos, um frasco para ervas secas e 3 sacos em tecido. Uso a caixa de plástico para colocar os frutos vermelhos e assim esvazio logo a caixa que vem com os morangos. Desta forma a caixa poderá ser reutilizada. Podes também levar para casa e devolver na próxima vez. Faz o mesmo com os sacos, caso te esqueças de levar os teus: levas para casa e depois devolves. Ainda do lado direito, abaixo, os sacos de tule/rede para frutas/vegetais nos locais em que obrigam a usar saco.
Lavo os sacos usados nessa semana todos os fins-de-semana, é só colocar na máquina, não custa nada e secam super rápido.
Ando sempre com 2 sacos em tecido na mala pois podem ser necessários a qualquer altura.

4 – Usa sacos reutilizáveis para snacks: um é em forma de bolsa, o outro substitui o papel de alumínio que usamos para embrulhar as sandes e ainda serve de individual. São vendidos pela Pegada Verde mas também estão à venda no pingo doce.

5 – Faz o leite vegetal em casa, assim não acumulas pacotes e pacotes de leite para reciclar. O planeta já não precisa só de reciclagem, precisa sim que produzamos menos lixo!
Este é de aveia (receita daqui), mas podes fazer de amêndoa, côco, cânhamo…

6 – Usa um saco de tecido para comprar pão ou, se fazes em casa, para guardar o pão. Os sacos de pano são muito mais giros e muitos mais resistentes não correndo o risco de rasgar e o pão cair ao chão (não vá depois o funcionário da padaria voltar a colocar o pão no cesto, sim já vi e já me contaram que acontece…) não arrisquemos e levemos um saco para o nosso pão. Ainda ajudamos o nosso planeta e a padaria já não precisa de gastar dinheiro nos sacos. Este saco foi feito pela minha mãe.

7 – Em vez de fazeres etiquetas para colares nos frascos compra uma caneta de acetato e escreve directamente no vidro, indicando o alimento e data de validade. A tinta sai com as lavagens e há canetas de muitas cores, podes tornar os teus frascos bem coloridos 🙂

8 – Dá preferência a e embalagens de alumínio, papel, vidro ou ferro, pois podem ser reutilizadas e conseguem ser totalmente recicladas.

9 – Diz não aos copos de plástico e às palhinhas. Usa um copo de vidro ou bebe simplesmente da garrafa e quanto às palhinhas simplesmente recusa! Se as palhinhas te fizerem assim muita falta, compra uma de alumínio e anda sempre com ela.

10 – Para congelar comida usa frascos/caixas de vidro ou mesmo sacos de pano. Podem ser frascos de vidro reutilizáveis (de compotas, manteigas de frutos secos, geleias…) que uso para molhos e sopas ou caixas de vidro que uso para hambúrgueres, rissóis, bolinhas… O pão coloco em sacos de pano já fatiado. Quando quero usar basta colocar na torradeira.

11 – Faz compostagem/Aproveita o lixo orgânico: utiliza as cascas dos vegetais, restos de comida e borra de café para fazer compostagem. Eu não faço compostagem, até porque depois não tinha onde usar, mas guardo o lixo da semana em frascos (costumo encher 2 destes por semana, às vezes mais) e depois entrego a quem utiliza. Podem perguntar a quem tenha hortas em casa ou mesmo aos agricultores de produtos biológicos.
Aqui é possível consultar os locais de compostagem comunitária: http://www.lipor.pt/pt/educacao-ambiental/horta-da-formiga/compostagem-caseira/terra-a-terra/conheca-os-locais-de-compostagem-comunitaria/

[Higiene/Beleza]
12 – Quando tiveres que substituir a tua escova de dentes, compra uma de bambu (são biodegradáveis). Coloca já na tua lista. Usa as escovas antigas nas limpezas, são óptimas para chegar a sítios difíceis. Eu comprei a minha na Sapato verde. Gostei imenso da escova e não senti qualquer diferença em relação às escovas de plástico. Ainda por cima as de bambu são muito mais giras 🙂

13 – Substitui o teu champô por um champô sólido (uma vez que assim não usas embalagens).
A Lush tem uns óptimos e para todo o tipo de cabelos.
Guardo na lata da Lush e uso directamente assim, pegando na lata e passando na cabeça. É bem simples. Também há condicionadores em barra
E no banho usa sabonetes, o princípio é o mesmo: não usar embalagens. Prefere sabonetes e champôs embrulhados em papel. Algumas marcas artesanais até podem mesmo vender sem embalagens.

14 – Quando estiveres em hotéis leva sempre os teus produtos de wc e não uses os oferecidos. Claro que é muito mais conveniente usarmos o que já lá está e não irmos carregados com os nossos, mas se podemos utilizar mini-embalagens tal como há nos hotéis e reutilizá-las, o ambiente agradece, até porque na maior parte das vezes não gastamos tudo e o que sobra vai para o lixo

15 – [Só para mulheres] [Alternativa ecológica para pensos higiénicos e tampões]
Substitui os pensos higiénicos e tampões comuns por alternativas ecológicas.
Há várias opções, que beneficiam não só o ambiente mas também quem tem alergias aos tradicionais pensos e tampões, que estão repletos de químicos e são derivados do petróleo:
Pensos higiénicos e tampões biodegradáveis: É possível encontrar em várias lojas que têm produtos biológicos/dietéticos, como Celeiro Dieta, IdealBio (no Porto).
Pensos em tecido: comprei os meus à Vera num dos mercados Pan e já falei sobre eles no blog.
Copo menstrual: esta é provavelmente a alternativa mais ecológica e mais prática (para quem se adaptar ao copo) uma vez que só é necessário mudar cerca de uma vez por dia e também só temos que lavar um item (enquanto em relação aos pensos lavamos vários). Basta pesquisares na net, há imensas lojas que vendem online e também é possível comprar em farmácias.

 [Animais]
16 – [para quem tem cães] Usa sacos biodegradáveis para apanhar o cocó: às vezes pensava que quando apanhava o cocó do meu cão na rua estava a fazer pior ao ambiente do que aqueles que não apanhavam, pois o cocó é biodegradável! Logo não parece fazer muito sentido colocá-lo num saco que pode demorar cerca de 100 anos a decompor-se! Por isso usa sacos biodegradáveis. Antes de comprar também usava papel higiénico pois apesar de tudo é sempre melhor do que o plástico e o meu cão é pequeno por isso não deixa presentes muito grandes. Estes comprei na eco escolhas.

17 – Usa toalhitas em tecido (para limpar patas, focinho, olhos, rabinho ou qualquer outra coisa lá por casa na zona dos animais). Estas fiz a partir de t-shirts velhas.

18 – Compra comida e biscoitos para animais a granel. Se não for possível, dá preferência a embalagens maiores. Também é possível fazer biscoitos em casa. Já tenho algumas receitas para experimentar.

[Geral]
19 – Coloca um autocolante “Publicidade não” na caixa do correio. Esta é bem simples e não custa nada! Como não tinha papel autocolante imprimi em papel e depois coloquei papel autocolante transparente por cima. Já imprimi mais 2 para substituir caso este se estrague. Até agora deu resultado: zero correio!

20 – Nas casas de banho públicas dá preferência aos secadores automáticos ou faz como eu e deixa simplesmente as mãos secarem ao ar, depois de as sacudires bem (dizem que sacudir 14 vezes é suficiente por isso Shake Shake Shake)

21 – Se fores como eu e não tiveres nada para fazer ao final do dia, apanha lixo! Eu aproveito para o fazer quando vou dar caminhadas com o meu cão e sabias que apanhar lixo está na moda e há uma hashtag para isso? #1pieceofrubbish

  • Foto: Abigail

    Ana Milhazes, Socióloga, Coach, Formadora, Instrutora de Yoga, fundadora do Lixo Zero Portugal

    Bem-vindos ao Ana, Go Slowly!

    Aqui cabe tudo aquilo que nos leva em direcção a uma vida mais simples, mais sustentável e também feliz: minimalismo, slow living, desperdício zero, hábitos saudáveis, ferramentas de desenvolvimento pessoal, yoga e meditação.

  • Como começar?

  • O meu livro

    Vida Lixo Zero
  • Categorias