3 dicas para ganhar espaço na bancada da cozinha

Uma cozinha com mais área livre permite-nos ter mais espaço para preparar as refeições e até para conviver com família e amigos.
Enquanto preparamos as refeições podemos ir conversando e os miúdos podem fazer os trabalhos de casa ou até mesmo nós podemos ir apontando qualquer coisa (no meu caso escrever posts e preparar aulas de yoga!).
A minha cozinha é bastante comprida mas estreita, por isso optei por não colocar nenhuma mesa. Fazemos as refeições todas na sala de jantar que é mesmo ao lado. Como não tenho mesa tudo tem que ser colocado nos balcões (como o caso da fruta).
Então como poupar espaço nos balcões:
1.º Arranjar espaço nos armários: dar/vender louça/acessórios que não usamos ou que estão partidos/estragados; arrumar as coisas menos utilizadas nos armários de cima.
2.º Arrumar tudo dentro dos armários, em locais acessíveis e fáceis de tirar. Apesar de usar a torradeira todos os dias de manhã, arrumo-a. Está numa gaveta grande mesmo por baixo da zona do balcão onde a costumo ligar. Por isso de manhã (ou à noite quando preparo as coisas do pequeno-almoço) é só retirar. Quando arrefece limpo as migalhas e arrumo. Até a máquina do café está arrumada, pois não usamos a máquina todos os dias. 
Então o que fica nos balcões? A fruta, a caneca da água e a bimby. No caso da fruta (que fica mesmo ao pé da banca pronta a ser lavada para depois consumir) uso este acessório da ikea com 3 andares, o que permite poupar bastante espaço. Quando a fruta não cabe toda aqui, tenho esta taça que apenas é usada quando necessário, caso contrário está arrumada. Esta taça é bastante versátil, pois também é utilizada como saladeira por exemplo.
3.º Optar por acessórios/electrodomésticos que fazem o trabalho de vários, como é o caso da bimby. Já há muitos anos que gostava de ter uma, fui estudando bem a coisa e avaliando se realmente valeria a pena comprar. Em termos de espaço e de substituição de outros electrodomésticos vale a pena, em termos de poupança no supermercado também me parece que sim, pois consigo fazer muitas coisas em casa que costumava comprar (mais ainda a tenho há muito pouco tempo), em termos de tempo na confecção dos pratos ainda estou a avaliar (pois há coisas em que demoro menos tempo e outras em que demoro mais).
Adeus electrodomésticos e acessórios!
thermomix
Olá Bimby!
Esta organização permite-me ter os balcões sempre livres e quando quero limpá-los basta passar um pano húmido com um pouco de detergente caseiro ou umas gotas de vinagre. 
Tão simples e tão fácil!
bancada cozinha
Vamos aproveitar o fim-de-semana para destralhar a bancada da cozinha?
  • Foto: Abigail

    Ana Milhazes, Socióloga, Coach, Formadora, Instrutora de Yoga, fundadora do Lixo Zero Portugal

    Bem-vindos ao Ana, Go Slowly!

    Aqui cabe tudo aquilo que nos leva em direcção a uma vida mais simples, mais sustentável e também feliz: minimalismo, slow living, desperdício zero, hábitos saudáveis, ferramentas de desenvolvimento pessoal, yoga e meditação.

  • Como começar?

  • O meu livro

    Vida Lixo Zero
  • Categorias