As “go slowly” são pequenas dicas que podemos implementar no nosso dia-a-dia que nos permitem viver de forma mais lenta, relaxada e feliz. Fazem-nos ver a vida de outra forma e ensinam-nos a valorizar as pequenas coisas. Vamos a mais uma dica?
Tenho esta lema: sempre que passo por algum sítio tento deixar o lugar melhor do que estava.
Isto aplica-se a tudo! À minha casa, ao meu local de trabalho, aos espaços públicos.
Quantas e quantas vezes não apanho lixo do chão para colocar no caixote do lixo? Já o fiz imensas vezes no jardim do meu prédio, só não apanho os cocós porque enfim… Se bem que já apanhei, se o meu cão fizer perto de algum, aproveito e apanho outro. Afinal já estou a usar um saco e já. É incrível como há tanta gente que não apanha os cocós dos cães, mas isso já era tema para outro assunto… Quem me dera poder fazer isto!
Num dos passeios com o meu cão vi no meu jardim 2 sacos do lixo grandes (um com lixo comum e outro bem pesado com muitas garrafas de vidro). Ainda olhei para ver se estava alguém por perto mas nada. Era um dia de muito vento e estava lixo espalhado pelo jardim. Resolvi pegar nos sacos e levá-los para o lixo comum e reciclagem. Depois ainda apanhei o lixo que andava espalhado pelo jardim. Confesso que quando vi o saco com as garrafas pensei logo nos animais e nas crianças que andam por ali a brincar!
E quantas e quantas vezes sempre que uso casas-de-banho públicas acabo por limpar algo que está sujo ou apanho papéis do chão e coloco no lixo. Se todos fizéssemos o mesmo, tudo era mais bonito e não teríamos reacções desagradáveis como tantas vezes temos, como por exemplo a entrar em casas-de-banho públicas.
Os espaços públicos são de todos, logo devemos cuidar deles como se fossem nossos.
A mudança começa mesmo em nós. De que adianta reclamar se depois quando podemos agir e alterar comportamentos, não o fazemos?
Nota: Não escrevi este post para mostrar que sou melhor do que ninguém. Nem muito menos ando por aí a dizer que faço isto ou aquilo. Simplesmente partilho para que possam reflectir. Quem sabe se não há muita gente como eu. Acredito que sim 🙂
O que fizeste hoje para tornar o mundo um lugar melhor?