Reaproveitar limões

Uso limão para fazer o meu sumo diário que adiciono a água morna todas as manhãs. É um dos meus rituais diários que não dispenso. Vê alguns dos benefícios desta prática aqui.
Também uso para temperar o tofu e em saladas.
E quando o sumo dos limões acaba, o que fazer? Não coloco os limões no lixo pois ainda há muito para aproveitar.
Uso as cascas para fazer chá, sobretudo nesta altura do ano, para nos proteger de gripes e constipações. Receita deste chá super poderoso aqui.
E uso o limão nas limpezas, em que o limão faz o papel de esponja. Gosto especialmente de o usar para limpar a banca ou o lavatório das casas-de-banho.
Basta polvilhar bicarbonato de sódio e depois esfregar bem com o limão e no final passar um pano húmido. Fica tudo a brilhar!
Também costumo congelar limão, quando tenho muitos limões por exemplo ou quando vou estar fora de casa alguns dias e sei que não consigo gastar tudo.
Convém partir o limão antes de o congelar. Depois podes usar para quase tudo, para o chá, para temperar, para adicionar a sumos, a fruta. Como está bastante duro o mais fácil é usando um raspador. Pode usar-se todo o limão, interior e casca. No inverno tento sempre ter limão congelado para fazer chá.
E sabias que o limão congelado tem imensos benefícios? Vê aqui (tem também um vídeo sobre como se pode usar o limão congelado).
  • Bem-vindos ao Ana, Go Slowly!

    Aqui cabe tudo aquilo que nos leva em direcção a uma vida mais simples, sustentável e feliz: minimalismo, slow living, desperdício zero, hábitos saudáveis, yoga, meditação e muito mais.

    Ana Milhazes
    Autora • Socióloga • Coach • Activista • Instrutora de Yoga •
    Fundadora do Lixo Zero Portugal

    Subscreve o Ana, Go Slowly

    Inspira-te com os meus conteúdos sobre Minimalismo, Desperdício Zero e Slow Living

    Recebe gratuitamente conteúdos exclusivos e novidades em primeira mão

    O meu Livro

  • Temas