Melhores chás para a saúde

Como já perceberam, gosto bastante de chá. 

Com o Inverno a chegar a melhor maneira de cuidar da saúde de uma forma natural é investir nos chás. Assim, deixo aqui uma lista dos melhores chás para a saúde e os seus benefícios.
O destaque vai para os chás preto, verde, vermelho e branco, que são todos derivados da mesma planta (Camellia Sinensis) e têm as propriedades melhores para a saúde. 
No entanto, estes chás também são estimulantes. Portanto, são bons para manter o cérebro em alerta, mas por isso mesmo são desaconselhados a pessoas mais sensíveis. Não convém que sejam ingeridos à noite e é de evitar dá-los a crianças. Fora isso, estes chás são óptimos e dos melhores para a nossa saúde.
Chá Verde 
Existem várias teorias sobre este chá e portanto os benefícios de que se fala são muitos. Mas a sua principal propriedade é a de ser um excelente antioxidante, ou seja, para além de retardar o aparecimento das rugas, ajuda a prevenir doenças como o cancro ou doenças cardíacas. Sendo um alimento termogénico, também acelera o metabolismo e, consequentemente, ajuda a emagrecer. Daí ser aconselhado por vários nutricionistas e constar na dieta de muitas pessoas. Para além disto, o chá verde protege o fígado, aumenta as defesas da pele contra os raios UVB e previne inflamações.
Chá Preto 
Os benefícios deste chá são parecidos ao do chá verde, pois também tem propriedades antioxidantes. Para além disso, reduz a pressão arterial e o chamado mau colesterol.
Chá Branco e Chá Vermelho 
Basicamente têm as mesmas propriedades do chá preto do chá verde. São antioxidantes, anti-inflamatórios e bons para prevenir as doenças do coração. 
Outros chás bons para a saúde:
Chá de Menta
Este chá não tem cafeína e tem qualidades calmantes. Para além disso, é bom para quem tem problemas intestinais e um óptimo descongestionante – desentope o nariz e diminui a tosse.
Chá de Camomila
É o mais conhecido para efeitos calmantes. Ajuda a libertar o stress e a adormecer. Mas este chá também é indicado para as irritações na pele, problemas respiratórios e cólicas menstruais.
Chá de Canela
Este chá combate a má-digestão, gases e dores abdominais. Não é indicado para grávidas ou mães que estejam a amamentar.
Chá de Hibisco 
Este chá é feito a partir de pétalas secas de flores de hibisco e pode ajudar as pessoas com hipertensão e diabetes, pois ajuda a reduzir a pressão arterial e diminui os níveis de glicose no sangue. É também um grande aliado para quem quer emagrecer porque acelera o metabolismo e estimula a queima de gordura corporal. 
E por aí, já experimentaram algum destes chás sabendo destes benefícios?
Imagens do Pinterest
Post em parecia com a Zaask.
  • Bem-vindos ao Ana, Go Slowly!

    Aqui cabe tudo aquilo que nos leva em direcção a uma vida mais simples, sustentável e feliz: minimalismo, slow living, desperdício zero, hábitos saudáveis, yoga, meditação e muito mais.

    Ana Milhazes
    Autora • Socióloga • Coach • Activista • Instrutora de Yoga •
    Fundadora do Lixo Zero Portugal

    Subscreve o Ana, Go Slowly

    Inspira-te com os meus conteúdos sobre Minimalismo, Desperdício Zero e Slow Living

    Recebe gratuitamente conteúdos exclusivos e novidades em primeira mão

    O meu Livro

  • Temas