Afinal as férias por aqui não foram grandes, mas gigantes!
Estou de volta graças à Vânia que me nomeou para participar na tag “Conhecendo novos blogs”. O objectivo é dar a conhecer outros blogs e também conhecer um pouco melhor quem escreve em cada um deles.
Adorei a ideia e comecei logo a escrever. Cá vão as minhas respostas às perguntas da Vânia:
1. O que te levou a começares este blog?
A vontade de partilhar a minha viagem pelo mundo do minimalismo. Já tinha tido um blog há uns anos atrás e sempre gostei muito de escrever. Cheguei a pensar em criar um blog de receitas mas isso nunca aconteceu. Quando descobri o minimalismo senti-me tão inspirada que escrevia todos os dias! Comecei a ler imenso sobre este assunto e tudo aquilo que lia inspirava-me a mudar algumas coisas na minha casa e também na minha vida e forma de estar. Naturalmente senti necessidade de escrever tudo isso para mais tarde recordar e relembrar o que essa mudança trouxe à minha vida. Comecei por escrever numa espécie de diário e só mais tarde resolvi criar o blog. Quando o criei acabei por recuperar muitos dos textos que havia escrito quando comecei a minimalizar a minha vida. Para além de minimalismo, acabei por escrever sobre outras coisas que de certa forma estão associadas, como vida e alimentação saudável
2. O que de melhor o blog tem trazido para a tua vida? Porquê?
Trouxe-me realização pessoal, ligação com outras pessoas que partilham muitos dos meus ideais e acima de tudo auto-conhecimento. Quando nos envolvemos em algo novo acabamos por descobrir muitas coisas sobre nós próprios. Descobri que posso ser feliz se assim o quiser, que tenho poder para mudar muitas coisas se quiser e me permitir a isso.
3. Como concilias a tua vida pessoal com o Blog?
Neste momento não estou a conseguir conciliar muito bem. Este ano foi algo estranho, comecei cheia de ideias novas e de vontade de escrever para o blog, mas com o dia-a-dia cada vez mais cansativo fui perdendo essa vontade. Em Agosto ausentei-me ainda mais! Parei para reflexão e estudo, pois estive a fazer o curso de instrutora de yoga (que adorei!). Quando voltei pensei que a inspiração iria voltar, mas isso não aconteceu. Tinha imensas coisas para partilhar mas de alguma forma não me senti preparada para o fazer e ainda não percebi bem porquê… Quando a altura certa chegar sei que o irei fazer 🙂 Algo que nunca fiz no blog foi escrever por escrever, sem sentir que era realmente aquilo que queria escrever/partilhar. Sinto que devo isso a quem me lê. Ou escrevo realmente aquilo que estou a sentir ou então prefiro simplesmente não publicar. Dizem que se queremos ter sucesso com um blog, devemos publicar de x em x dias e de preferência manter a mesma frequência de posts, publicar na hora x, etc. Eu entendo tudo isso e acho muito importante para quem realmente vive do seu blog. Para mim isso não faz sentido, acima de tudo sou fiel a mim própria e se não me apetece escrever não o faço. Acho que através de um simples post se consegue perceber muita coisa e a energia e a dedicação passa através de tudo aquilo que fazemos.
Espero sinceramente que a escrita deste post (e muito agradeço à Vânia) volte a despertar esta vontade imensa que tinha para escrever e partilhar novos posts 🙂
4. Onde encontras inspiração para os conteúdos do teu blog?
Em tudo: no meu dia-a-dia, naquilo que leio, na música, no yoga, em filmes, no meu cão e em conversas. Sempre foi fácil ser inspirada, porque desde miúda que invento histórias e filmes com tudo aquilo que me rodeia. Às vezes o difícil é parar essa inspiração.
Quando estou muito cansada e sem energia aí sim, noto que faço mal não só ao meu corpo mas à mente também e a inspiração fica uns dias adormecida. Preciso de me desconectar de tudo (ou pelo menos das coisas que me sugam mais energia) para voltar a sentir-me ligada a mim própria e àquilo que é realmente importante para mim.
5. O que te faz manteres-te motivada e seres consistente no teu trabalho de blogger?
Esta pergunta é complicada de responder, pois neste momento não tenho sido nada consistente no trabalho de blogger. Não lhe tenho dado a atenção devida e que gostaria. É verdade que quando gostamos muito de algo se torna mais fácil, mas também é normal perder um pouco do entusiasmo inicial e é aí que entra o planeamento. É importante dedicarmos algum tempo ao blog, seja 1 hora por dia ou 2 horas de 2 em 2 dias. Como adoro planear e organizar coisas, sempre tive uma pasta no computador com inspirações para o blog, possíveis temas, tags novas, etc e acho importante irmos alimentando isso. Cada um acaba por descobrir a sua forma de organização, mas acho muito importante termos um método pois isso ajuda imenso a sermos consistentes e a mantermos a motivação.
6. O que te leva a seguir um blog?
Identificar-me com quem o escreve (os seus ideais, estilo de vida, a forma como escreve). Acho que isso é sem dúvida o mais importante. Acima de tudo, acho importante que o blogger transmita paixão naquilo que faz e seja uma pessoa com energia positiva. Já chega de energias negativas nas notícias.
7. Quais os 3 conselhos que darias a quem gostava de começar um blog?
Sê fiel a ti próprio(a) (partilha o que achas que faz sentido para ti); estabelece um horário para te dedicares ao blog e tenta ser consistente; segue outros blogs e comunica com outros bloggers e com os teus leitores. Acho que esta ligação é mesmo o mais importante. Fazemos todos parte do mesmo mundo e é tão bom quando sentimos que fazemos a diferença na vida de alguém, às vezes um simples post pode ter um impacto enorme.
8. Como imaginas o teu blog daqui a 3 anos?
Imagino-o com muitos posts, novas ideias, mais leitores e quem sabe algo mais para além do blog. Tenho muitas ideias, só tenho que arranjar forma de as colocar em prática 🙂
9. Se pudesses mudar algo no mundo o que seria?
Implementava aulas de meditação e yoga em todas as escolas de todo o mundo. Acredito cada vez mais no poder do yoga e da meditação e sei que a longo prazo seriam capazes de mudar muita coisa no mundo.
10. Se pudesses viajar no tempo, escolhias ir para o passado ou para o futuro? porque?
Acho que abdicava desse poder e dava-o a outra pessoa. O importante é o momento presente e sinto-me bem onde estou. Já tive muita vontade de voltar atrás e fazer muita coisa coisa de forma diferente, mas se o fizesse não seria quem sou hoje, nem estaria aqui agora como me conheço hoje. Também já quis viajar para o futuro numa tentativa de fugir de algumas coisas más que me aconteceram no passado, mas também elas fazem parte de quem somos. Hoje não quereria viajar para o futuro porque sei onde quero chegar, só não sei bem qual o melhor caminho a seguir, mas considero que o caminho é mesmo o mais importante! Por isso não adianta correr para o futuro para chegar onde quero chegar, tenho que perceber qual o caminho que me levará até lá e tenho a certeza que esse caminho me irá mudar muito.
Instruções para participar nesta TAG:
1 – Responder às perguntas realizadas por quem te nomeou publicando um post no seu blog;
2 – Podem criar 10 perguntas diferentes ou apenas algumas ou usar as mesmas;
3 – Marcar 3 a 10 pessoas para responderem a essas perguntas e, claro, avisá-las da nomeação.
E as perguntas são:
1. O que te levou a começares este blog?
2. O que de melhor o blog tem trazido para a tua vida? Porquê?
3. Como concilias a tua vida pessoal com o Blog?
4. Que ferramentas usas enquanto blogger (máquina fotográfica, evernote, programa de edição de imagem…)?
5. Onde encontras inspiração para os conteúdos do teu blog?
6. O que te faz manteres-te motivada e seres consistente no teu trabalho de blogger?
7. Como imaginas o teu blog daqui a 3 anos?
8. Quais são os hábitos diários que não dispensas?
9. Quais os teus conselhos para uma vida saudável?
10. Se pudesses mudar algo no mundo o que seria?
Os Blogs que marco com esta TAG para responderem às 10 perguntas são:
Camile Carvalho http://camilecarvalho.com/
Natália Grazziotin http://minimallista.com.br/
Cristal http://www.umanosemlixo.com/
Margarida http://oneveganmealaday.com/
Obrigada Vânia e obrigada às participantes forçadas 🙂