Sempre gostei de andar com o mínimo peso possível mas nem sempre foi fácil. Muitas vezes quando viajamos de carro nem nos preocupamos muito com isso, afinal o carro leva. Quando se anda de transportes públicos já não é bem assim. Ultimamente por questões de trabalho tenho andando de comboio e a pé e passo alguns dias fora. Por essa razão tenho mesmo que me preocupar com o peso.
Então o que levo na carteira/mala/mochila:
- Portátil + carregador + rato – apenas em viagens de trabalho
- Cabo usb para carregar telemóvel
- Casaco / parka – que levo vestido
- Casaco de malha – dependendo do tempo levo vestido ou na mala (quando tiver mais calor um dos casacos pode ficar em casa)
- Calças – levo apenas um par e vai vestido (se forem 2 ou 3 dias), se forem mais levo mais um par
- Sapatos – apenas um par e vão calçados (se forem 2 ou 3 dias), se forem mais levo mais um par
- Chinelos – Só levo se passar mais do que uma noite, se for apenas uma uso os sapatos
- Blusas/t-shirts – uma por dia
- Roupa interior e meias – apenas o estritamente necessário para cada dia (coloco dentro de um saco de tecido)
- Dobro a roupa sempre em rolinhos pois assim não fica amarrotada e mal chego ao hotel estendo na cama (muito bem esticadas como se estivesse a passar a ferro) ou penduro nos cabides
- Itens do wc – líquido lentes (levo apenas a quantidade necessária e para mais 1 dia. Não ando carregada com a embalagem que é enorme – faço assim, coloco o líquido directamente nas caixinhas das lentes e fecho bem, se preciso de líquido para 2 dias levo 3 caixas), óculos, creme para rosto e corpo (um que dê para ambos), pasta dentes (coloco a quantidade necessária numa caixa de lentes que tenho à parte) e escova de viagem (daquelas mini), desodorizante, pente (com cabelo curto um pente é suficiente)… Quanto ao gel de banho e champô depende, às vezes levo umas mini embalagens com os meus produtos, outras vezes uso do hotel (apesar de não gostar muito). Mas quando tenho que levar mesmo o mínimo acabo por usar do hotel.
- Depois levo uma carteira/mala apenas com o essencial – a minha carteira minimalista, telemóvel, garrafa de água (a minha da sigg é de 1 litro e para não ocupar muito espaço acabo por comprar uma de plástico mais pequena para estes dias e depois vou enchendo). Frutos secos, 1 ou 2 peças de fruta. Quando a viagem de regresso é à hora de jantar trago sempre algo para petiscar durante a viagem. Num nécessaire mini também tenho lenços de papel, uma toalhita e baton de cieiro.
Numa ida a Lisboa com o marido, para 2 dias e 1 noite, levei apenas a mochila que uso aos fins-de-semana (fomos de comboio e andamos muito a pé):
Nos sacos brancos a roupa de cada um para o dia seguinte e no saco verde os produtos de higiene. O resto dos itens: óculos graduados dos 2, chaves de casa, necessaire que uso todos os dias (a carteira dos documentos está lá dentro), carregador e phones:
Quando chego ao hotel, costumo estender a roupa para o dia seguinte em cima da cama e assim a roupa deixa de estar amarrotada (claro que ao colocar na mochila/mala tento dobrar da melhor forma, o que já ajuda bastante):
Às vezes ainda fico a pensar “E se acontece alguma coisa? Se sujo ou rasgo alguma peça de roupa?” Se precisar compro outra peça! Prefiro do que andar carregada desnecessariamente porque sei que é pouco provável que isso aconteça.
E é isto que levo na minha mala minimalista!
E tu tens alguma dica para carregar menos peso?