Simplificar o mundo digital

Hoje em dia quase tudo é digital e, se um lado isso é muito bom (afinal tudo está à distância de um clique), por outro pode ser assustador!
Depois há outro problema, as coisas não se vêem, ocupam pouco espaço e portanto vamos deixando acumular e nem sequer pensamos muito no assunto.
Por isso mesmo é que decidi começar por aqui. É preciso pôr ordem na vida digital!
Assim rapidamente, sabes quantos registos tens na net? Quantos perfis? Em que sites? Em quantas newsletters te inscreveste nos últimos tempos? E quantas contas de e-mail vais ver todos os dias, em sítios diferentes?
Com o minimalismo já eliminei e organizei muita coisa, mas aproveitei o final de 2013 e o início do novo ano para fazer um balanço, que é como quem diz para pôr as mãos à cabeça e descobrir que afinal sou uma digital hoarder! (isto existe?!)
Geralmente faço tudo no computador, mas para esta tarefa precisei mesmo do papel, tal era a quantidade de coisas e o nível de desorganização que pairava sobre a minha cabeça. Queria mesmo rabiscar à vontade para organizar bem as ideias e aí não há melhor amigo do que o papel!
Comecei por arranjar uma folha bem grande e registei todos os sítios onde tenho informação guardada (na cloud e físicos) e depois registei o que tinha em cada um (talvez aqui não esteja mesmo tudo pois entretanto aposto que me esqueci de algumas coisas que eliminei):
GDrive – Coisas do blog; CV e afins; Manuais de utilizador; Excel com perfis e contas (já falo mais dele abaixo); produtos de limpeza caseiros (onde tenho as receitas das coisas que já uso e de coisas novas que vou experimentando); receitas, dicas para uma vida vegan (comecei a fazer quando me tornei vegan e foi muito útil nessa altura, agora praticamente já não uso); ideias de coisas para fazer em casa/comprar/renovar; facturas, dados luz/gás/água para dar as leituras; lista de compras (a que falei aqui); orçamento mensal – onde registo as despesas diariamente; viagens/passeios – ideias de sítios, roteiros e também uma lista de coisas para levar/fazer em casa antes de ir (assim quando vou a algum sítio a lista já está feita); muitas coisas para guardar no evernote mas que iam ficando aqui (tinha uma pasta com esse nome) e livros que queria passar para o kindle mas que também estavam aqui esquecidos.
Evernote –  onde escrevo todos os dias ou quase; coisas digitalizadas (tinha poucas, vai ter muitas mais, pois estou a tentar digitalizar o máximo que posso); todos os posts/textos que leio na net e quero guardar; mais coisas de decoração, dicas de tudo e mais alguma coisa (desde como coser um botão até como tirar a nódoa de alguma coisa, como relaxar, etc.)
Dropbox – CV e afins (duplicado do que estava no GDrive); coisas relacionadas com o trabalho (mas poucas); coisas da universidade, muitos vídeos de exercícios (localizados, yoga), coisas sobre meditação e mais alguns livros/artigos.
Pinterest – imagens que gosto, receitas para experimentar, coisas para comprar (já falo mais disto abaixo). Algumas coisas estavam repetidas em boards e sempre que queria encontrar alguma coisa, isso dificultava imenso.
Pen – tinha coisas do trabalho, fotos desorganizadas, outras coisas do blog, música.
Disco externo – Fotos, música, universidade, trabalho, filmes, vídeos de música…
Computador – mais ou menos o mesmo que está no disco externo.
Mexi mentalmente as coisas de sítio e sinalizei tudo com as respectivas siglas: G gdrive; E – evernote; D – Dropbox ou um risco para eliminar. A pen iria ficar vazia, pois só a uso na carteira no caso de ser necessário passar algo a alguém ou ir a algum lado imprimir fotos por exemplo, o disco externo nem escrevi o que lá tenho, simplesmente liguei-o ao computador e comecei a eliminar o que não interessava e no computador estou a fazer o mesmo (ainda não terminei).
Depois foi altura de passar à acção. como já tinha definido bem onde queria guardar cada coisa foi só seguir o plano. Não fiz tudo de uma vez, até porque isto demora e no meio do caminho ainda fui alterando algumas coisas. Na prática é que vemos se as coisas resultam ou não…
O Gdrive ficou apenas com aquilo que uso quase todos os dias, pois tinha definitivamente coisas a mais, o que até dificultava o seu uso: o ficheiro das despesas, um documento em branco onde vou anotando ideias, a lista de compras, ideias de sítios para visitar (sejam outras cidades ou simplesmente cafés/restaurantes/espaços interessantes), o CV, um ficheiro com os dados da luz/agua/gás e onde registo as leituras e os produtos de limpeza caseiros.
Aproveitei para actualizar o CV, afinal já que tinha posto as mãos na massa há que aproveitar. De vez em quando é preciso pôr o CV em dia, retirar o que já não faz sentido, acrescentar o que faz. Afinal nunca se sabe quando uma oportunidade nos pode bater à porta. Agora tenho o CV no Gdrive (um local é suficiente), portanto sempre que é necessário enviar está sempre à mão. 
Quanto às receitas e sites de receitas eliminei tudo. Algumas receitas inventadas por mim, passei para um caderno que tenho em casa com receitas que fui escrevendo e colando. Outras receitas passei para esta aplicação que uso no smartphone (onde também eliminei muita coisa!). O ficheiro que tinha com dicas sobre vida vegan, marcas veganas, etc. sofreu uma limpeza enorme. Até porque agora já faço mais ou menos tudo de cor, só consulto o ficheiro se estiver à procura de algo diferente ou se não souber onde comprar algo, por isso eliminei o que não interessava e coloquei-o no evernote. Os sites de receitas que mais gosto já os sigo no bloglovin e sempre que quero procurar novas receitas pesquiso no google, simples!
De tudo o que ficou no grive ainda sinalizei os ficheiros que uso mesmo todos os dias com uma estrela para serem acedidos mais rapidamente, basta clicar na opção “com estrela”.
Pinterest – eliminei vários pins e alguns boards. Eu uso mesmo o pinterest para consultar coisas, por isso se não estiver organizado de nada me serve! Tinha 2 boards privados, um com coisas que vou vendo e que gostava de comprar (é óptimo visualizar as coisas que queremos comprar, assim é mais fácil irmos eliminando coisas e passado algum tempo só fica aquilo que queremos mesmo mesmo comprar!) e outro com fotos de coisas que gostava de fazer em casa, alterar e/ou comprar. O board secreto com coisas de decoração foi eliminado e coloquei apenas o que interessava no board que já tenho dedicado à decoração. Também eliminei muitas coisas da lista de compras que afinal já não gosto/não quero/não preciso.
A dropbox ficou com as fotos que vou tirando com o smartphone, com o backup da universidade e com coisas do trabalho. Tudo o resto foi eliminado. Há imensa coisa que está disponível na net e por isso não vale a pena guardar. Os artigos/livros foram para o kindle, afinal é lá que leio. Outros backups que tinha deixei apenas no disco externo. 
Os calendários do google não foram esquecidos. Já tive vários, entretanto tinha só dois (para além do das tarefas – Gtasks – que é automaticamente criado pelo google). Eliminei um e fiquei apenas como calendário “ana” onde tenho tudo, o que já não é assim tanta coisa, felizmente.
E não podíamos falar dos produtos google, sem falar do chrome, o meu browser de eleição. 
Já tive milhentos favoritos! Cheios de pastas e subpastas. Agora cada vez tenho menos. Afinal quase tudo o que gosto vou acompanhando pelo bloglovin, outras coisas pelo facebook e pelo pinterest e os sites que sei de cor, sei de cor, nem preciso de os adicionar aos favoritos! Como tenho a conta google é só fazer login no chrome e tenho todos os favoritos em todos os computadores onde entro com a conta, o que é menos um problema!
Uso o pocket para ir guardando os sites que quero ler mais tarde. Sabe muito bem ir adicionando coisas giras que na altura não podemos ler, mas se só adicionarmos e nos esquecermos de ler, temos um grande problema! Portanto foi altura de controlar a coisa, ler tudo o que estava em atraso e eliminar. “Out with old, in with the new”. Venham coisas novas e interessantes para ler! 
Evernote – é mesmo dos sítios onde tenho mais informação, por isso a sua organização ainda não terminou… Para já só me limitei a enviar tudo para lá. Depois vou querer rever tudo. Basicamente o evernote é a melhor ferramenta de sempre! Guardo tudo lá, tudo o que escrevo diariamente, tudo o que digitalizo, todos os manuais, todos os sites que gosto, etc. Está tudo lá e assim é mais fácil: ter tudo praticamente num só sítio (quando terminar a organização prometo um post sobre o assunto). Basicamente a única coisa que tirei de lá foram mesmo as fotos de decoração que decidi colocar no pinterest para ficar tudo no mesmo sítio (afinal não faz sentido ter coisas sobre o mesmo assunto em 3 sítios, certo?).
Bloglovin – uso para acompanhar todos os sites/blogs que gosto e sempre que noto que deixo de ler determinado site/ blog (quando utilizo a opção “mark as read”) então é porque está na hora de deixar de o seguir!
Fotos – a grande organização das fotos já foi feita há muito, mas como tiro fotos diariamente vou acumulando muita coisa! Já aqui falei que tenho a ligação automática com a dropbox, o que me facilita imenso o trabalho. Mas mesmo assim há que depois pegar nessas fotos, eliminar as que ficam mal e colocar as restantes nas respectivas pastas. Depois falta a máquina fotográfica, essa sem sincronização, portanto puxa do cabo e vamos lá passar as fotos para o computador para as respectivas pastas. Decidi passar a organizar as fotos por mês, é que já são demasiadas pastas e os meus olhos minimalistas já não aguentam tanta informação! Portanto recentemente adoptei este tipo de organização, vamos ver como corre.
Ainda me acompanham? Espero que sim, vamos agora passar à parte mais emocionante!
Faltam os perfis e os registos em sites…
Como resolvi eliminar uma das contas de e-mail (agora só tenho a conta pessoal e a do blog e recebo-as na mesma conta), antes de a eliminar tinha que perceber onde usava o dito mail. Bem, nem eu imaginava no que me ia meter…Só há uns tempos atrás é que me lembrei de ir colocando num ficheiro excel no GDrive todos os perfis e contas que tenho, à medida que ia usando ia escrevendo. Só que percebi que ainda me faltavam imensos! Quando decidi ir às opções do browser ver as passwords que tinha guardadas descobri quase todos os registos! Fiquei chocada! Uma pessoa vai adicionando coisas à sua vida e perde-lhe completamente o rasto!
Decidida a resolver o problema eliminei todos os perfis e registos que não me interessavam e alterei o e-mail naqueles que queria manter. Mas alguns sites não permitem que seja o próprio utilizador a fazê-lo, então nesses contactei o próprio site para o fazer: ou eliminar a conta ou alterar o e-mail.
Agora posso dizer que nada me escapa! O ficheiro excel tem o site, login e dica de pass. Também tenho o NIB da conta bancária e o meu MBnet, sempre à mão para ser usado. Sempre que crio um novo registo toca a actualizar o excel!
Em relação às newsletters como as vou recebendo não há forma de fugir e portanto estou sempre a eliminar aquilo já não leio. Mesmo em relação a sites de compras, por exemplo, não vale a pena estar sempre a receber as últimas actualizações ou as últimas promoções, afinal quando preciso ou quero comprar algo, procuro, não é por estar em promoção que vou comprar!
E tu de de que estás à espera? Põe já ordem na tua vida digital e não deixes que ela tome conta da tua vida (real)!

  • Foto: Abigail

    Ana Milhazes, Socióloga, Coach, Formadora, Instrutora de Yoga, fundadora do Lixo Zero Portugal

    Bem-vindos ao Ana, Go Slowly!

    Aqui cabe tudo aquilo que nos leva em direcção a uma vida mais simples, mais sustentável e também feliz: minimalismo, slow living, desperdício zero, hábitos saudáveis, ferramentas de desenvolvimento pessoal, yoga e meditação.

  • Como começar?

  • O meu livro

    Vida Lixo Zero
  • Categorias