O que comem os vegans? Uma semana de refeições

Como nem sempre percebem bem aquilo que nós, vegans/vegetarianos, comemos, resolvi partilhar convosco uma semana inteirinha de refeições (semana passada). Espero que gostem! 🙂
Começando pelo pequeno-almoço, geralmente durante a semana este é constituído por: fruta (1 peça), café, pão (de cereais, de soja, ou integral) barrado com creme de soja ou com pasta de amendoim. Aos fins-de-semana, por vezes, gosto de fazer alguma coisa diferente como batidos/sumos, panquecas e/ou muffins de maçã e canela. Não consigo mesmo sair de casa sem tomar o pequeno-almoço, por isso levanto-me sempre cedo para ter tempo de o preparar e comer calmamente.
Para os lanches (a meio da manhã e à tarde) costumo comer: bolachas (o que tiver em casa, desde que sejam veganas qualquer coisa serve), iogurte de soja, frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs, cajus, castanha-do-pará, bagas de goji) e fruta. Levo várias coisas para o trabalho e depois como e misturo o que me apetecer. A água durante o dia também não pode faltar, costumo levar uma garrafa (de 1 litro) de casa.
Os almoços (durante a semana) são geralmente preparados em casa para depois levar para o trabalho. Costumo cozinhar quase sempre a mesma coisa: massa/couscous/sêmola de milho com vegetais salteados (costumo incluir vários, mas nunca me esqueço de leguminosas), às vezes também adiciono soja ou tofu (o que tiver à mão). O importante aqui é que sejam coisas fáceis e rápidas de cozinhar e também práticas (nada de coisas complicadas pois costumo almoçar ao livre).
Claro que nem sempre faço o almoço, ou por falta de tempo ou mesmo por preguiça… Nesses casos, almoço num restaurante vegetariano perto do trabalho (tem opções veganas) ou no shopping (onde também consigo comer uma massa só com vegetais, por exemplo).
Quando chego a casa ao final do dia, muitas vezes preparo e bebo um sumo. Como não costumo beber às refeições, gosto de beber qualquer coisa antes.
Então e o jantar? O que se jantou por aqui na semana passada?
Segunda – Macarrão com vegetais salteados:
Terça – Risoto de pimentos e tofu fumado:

Quarta – Seitan às tiras com espinafres, ervilhas e cenoura, acompanhado por arroz agulha com açafrão:

Quinta – Pizza caseira com molho de tomate, vegetais, salsichas (de soja), chouriço (de seitan) e tofu fumado:

No final polvilhei com levedura de cerveja* (em flocos) para lhe dar aquele gostinho parecido com o queijo.
*A levedura de cerveja em flocos é menos amarga do que a levedura em pó.

Sexta – Caril “aldrabado” de tofu e vegetais com arroz (costumo fazer com arroz basmati mas desta vez não tinha):
Chamo “aldrabado” pois fiz com natas de aveia e não com leite de côco.
Ao fim-de-semana há sempre mais tempo para nos dedicarmos à cozinha…
Sábado, ao almoço – panados de seitan e tofu, arroz selvagem e legumes salteados (feijão verde, ervilhas, pimentos, cebola, cogumelos) polvilhados com amêndoa, avelã e sementes de linhaça (após passar tudo no triturador) e ainda levedura de cerveja.

Sábado, ao jantar – Sandes de pão de forma integral com panados de seitan e tofu, mortadela vegetal, alface, tomate e maionese vegana (da diese).

Domingo, ao almoço – Tofu com natas – receita daqui (parece mesmo mesmo bacalhau com natas, a sério!):
Domingo, ao lanche (tive convidados) – fatias de framboesa (a receita original é com amoras):

Domingo, ao jantar – espetadas de tofu/seitan, cogumelos, pimentos e cebola com arroz integral e salada.
Nesta semana usei muitas e vezes tofu e seitan (pois após abrir uma embalagem deve comer-se entre 2 a 3 dias e não ficam bons congelados portanto tive mesmo que os usar) mas há semanas em que não comemos nem um nem outro, há sempre alternativas como soja, tempeh ou simplesmente leguminosas/vegetais. 
Ao serão, há sempre chá (sem açúcar). Eu gosto mesmo de me deitar com o estômago vazio, mas para quem não gosta, pode sempre acompanhar o chá com umas bolachinhas ou então comer fruta em vez do chá.

  • Foto: Abigail

    Ana Milhazes, Socióloga, Coach, Formadora, Instrutora de Yoga, fundadora do Lixo Zero Portugal

    Bem-vindos ao Ana, Go Slowly!

    Aqui cabe tudo aquilo que nos leva em direcção a uma vida mais simples, sustentável e feliz: minimalismo, slow living, desperdício zero, hábitos saudáveis, yoga e meditação.

  • Embaixadora

  • 10% de desconto com o código vidalixozero

  • Como começar?

  • O meu livro

    Vida Lixo Zero
  • Categorias