Corante E-120

O corante E-120, Cochonilha ou Carmim é usado em muitos produtos que apresentem cor vermelha ou arrosada, como por exemplo, gomas, rebuçados, bolos, refrigerantes, iogurtes (por exemplo de morango), salsichas e vários produtos de cosmética.
E qual o problema deste corante?
É feito a partir de insectos!
O E-120 obtém-se a partir de uns insectos chamados de Cochonilhas (Dactylopius coccus), originários do México e para produzir apenas 450g deste corante são precisos cerca de 70.000 insectos!!
E acreditam que a maior parte das salsichas ditas “vegetarianas” tem este corante (marcas como Izidoro e Cem Porcento)? É verdade! Inclusive cheguei a entrar em contacto com a Cem Porcento sobre o assunto e sugeri que alterassem o rótulo, pois quando aparece apenas E-120 muita gente pensa que se trata de um corante qualquer e não Cochonilha. Quando se trata de uma marca como a Cem Porcento que faz praticamente só produtos vegetarianos e veganos, acho a coisa grave! Poderia pelo menos ter a indicação de que não é próprio para consumo de vegetarianos/vegans.
É preciso cada vez mais, estarmos atentos aos rótulos!
Mais informação aqui.
  • Foto: Abigail

    Ana Milhazes, Socióloga, Coach, Formadora, Instrutora de Yoga, fundadora do Lixo Zero Portugal

    Bem-vindos ao Ana, Go Slowly!

    Aqui cabe tudo aquilo que nos leva em direcção a uma vida mais simples, mais sustentável e também feliz: minimalismo, slow living, desperdício zero, hábitos saudáveis, ferramentas de desenvolvimento pessoal, yoga e meditação.

  • Como começar?

  • O meu livro

    Vida Lixo Zero
  • Categorias