Go slowly: usar sabonetes

As “go slowly” são pequenas dicas que podemos implementar no nosso dia-a-dia que nos permitem viver de forma mais lenta, relaxada e feliz. Fazem-nos ver a vida de outra forma e ensinam-nos a valorizar as pequenas coisas. Vamos a mais uma dica?

Quando comecei a procurar produtos de higiene vegan (sem ingredientes de origem animal e não testados em animais), verifiquei que muitos sabonetes de marcas que todos conhecemos têm produtos vegan* (como Confiança, Ach Brito e Claus). Nessa altura não usava sabonetes. Usava gel de banho e sabonete líquido. Então comecei por procurar estes produtos na versão vegan e constatei que eram muito mais caros. Como os sabonetes são uma alternativa muito mais barata, resolvi experimentar…

Já tinha alguns sabonetes em casa, que me tinham sido oferecidos, e que usava nos armários da roupa para darem um cheiro agradável. Por isso, comecei por usar esses.
Entretanto tive que comprar mais e iniciei a minha procura pelos supermercados, hipermercados e lojas de produtos naturais. As marcas que referi acima encontram-se em hipermercados (encontrei Ach Brito e Confiança em vários supermercados). Em lojas de produtos naturais encontrei algumas marcas como Faith in nature, Dr. Organic, Belmont e muitas mais.
Os sabonetes são muito mais saudáveis, pois não têm os milhentos ingredientes que a maior parte dos outros produtos tem. Para quem tem tendência a ter alergias de pele (como eu) não há nada melhor.
Também me agradou trocar o doseador de sabonete líquido pela saboneteira, pois os doseadores estragam-se muito facilmente. Já tive que substituir várias vezes porque se estragavam sempre (aquela parte por onde sai o sabonete líquido deixa de funcionar e o sabonete deixa de sair!).
Sei que a saboneteira não fica com um aspecto tão bonito, pois suja-se muito mais cada vez que lavamos as mãos.
Mas deixo aqui uma dica: quando termino de lavar as mãos passo o sabonete por água, para ele não ficar cheio de espuma. E faço outra coisa, quando vejo que a saboneteira tem muitos restos de sabonete, lavo-a e retiro todos os restos (só demora 1 minuto, não custa nada).
Mais uma coisa interessante, os sabonetes são mais lentos, portanto permitem-nos acalmar e deixar as pressas de lado…
Vamos voltar aos tradicionais sabonetes? São mais baratos, mais ecológicos, mais saudáveis e mais lentos!

*Não testam em animais, mas alguns sabonetes podem ter mel/leite de burra, por exemplo, o que faz com que o produto não seja 100% vegan.

  • Bem-vindos ao Ana, Go Slowly!

    Aqui cabe tudo aquilo que nos leva em direcção a uma vida mais simples, sustentável e feliz: minimalismo, slow living, desperdício zero, hábitos saudáveis, yoga, meditação e muito mais.

    Ana Milhazes
    Autora • Socióloga • Coach • Activista • Instrutora de Yoga •
    Fundadora do Lixo Zero Portugal

    Subscreve o Ana, Go Slowly

    Inspira-te com os meus conteúdos sobre Minimalismo, Desperdício Zero e Slow Living

    Recebe gratuitamente conteúdos exclusivos e novidades em primeira mão

    O meu Livro

  • Temas