Afinal há tantas outras formas de comunicar: por e-mail, pelo skype, pelo facebook, pelo telefone fixo. Para as pessoas que não têm net, como a minha avó, passei a usar o telefone fixo!
Outra das coisas que resolvi fazer foi tirar a net do telemóvel. Eu já passo tanto tempo na net quando estou no computador… não há necessidade de estar sempre online, certo?
Também desinstalei algumas aplicações do smartphone, pois fui vendo que não eram assim tão essenciais… Uma delas foi o facebook. Percebi que me basta aceder no computador.
A verdade é que não me arrependi nada destas decisões, muito pelo contrário.
E, melhor do que tudo, com estas duas pequenas decisões acabei por poupar muito dinheiro!
É por estas e por outras, que acho que todos nós gastamos dinheiro mal gasto sem darmos conta… Coisas que achamos que são essenciais não são assim tão necessárias… Só que, muitas vezes, só nos apercebemos quando damos o passo em frente para nos livrarmos disto ou daquilo. E dar esse passo é que é difícil! Ou temos a “sorte” de nos acontecer algo que nos faça perder essa coisa ou então temos que ser nós mesmos a tomar a iniciativa. E como sabemos, as pressões dos outros não ajudam nada…
Por isso é que o minimalismo é um grande aliado neste processo!
Permite-nos ver mais além e ver as coisas sob um outro prisma. Permite-nos descomplicar e passar a questionar tudo e todos, sem preocupações com aquilo que os outros pensam!