Cafeteira italiana ou à moda antiga

A minha avó tinha uma cafeteira destas mas nunca percebi bem como funcionava.

Só me recordo do cheiro a café que era tão bom!
Muitos e muitos anos passaram até que me voltei a reencontrar com uma. O companheiro já há muitos anos que só usava este tipo de cafeteiras e passou-me o gosto! Fiquei completamente rendida!
Como usar?
  1. Colocar água na parte de baixo até à válvula de segurança
  2. Colocar o suporte para o café em cima do recipiente da água e encher com o café, que deverá ser de moagem grossa (não encher demasiado)
  3. Fechar bem a cafeteira
  4. Aquecer no fogão
  5. A água irá subir e levar o café até lá acima, onde acabarão juntos e felizes!
  6. Está pronto, é só servir! (para servir costumo usar um pequeno coador só mesmo para apanhar um bocadinho de borra que costuma ficar no final)
Geralmente o recipiente para colocar o café em pó dá para cerca de 4 cafés (nas cafeteiras médias).
De manhã faço +/- essa quantidade para duas pessoas (mas posso sempre regular a quantidade de água e café, por isso vou variando).
Desde que comecei a tomar este café deixei de precisar de tomar cafés durante o dia (já fui tão viciada que tomava 4 ou mais por dia). Assim é melhor para a saúde e para a carteira!
Agora tomo só este de manhã e sinto-me bem!
Quando ainda bebia leite (de vaca) misturava com leite, mas como não gosto de leite de soja tive que inventar uma solução! Misturo com um pouco de água quente, pois assim o café não fica tão forte e continuo a conseguir tomá-lo sem açúcar (pois nunca adiciono açúcar ao café e chá).
Agora há uma variedade enorme deste tipo de cafeteiras: de todos os tamanhos, cores e feitos e também para qualquer tipo de fogão.

  • Bem-vindos ao Ana, Go Slowly!

    Aqui cabe tudo aquilo que nos leva em direcção a uma vida mais simples, sustentável e feliz: minimalismo, slow living, desperdício zero, hábitos saudáveis, yoga, meditação e muito mais.

    Ana Milhazes
    Autora • Socióloga • Coach • Activista • Instrutora de Yoga •
    Fundadora do Lixo Zero Portugal

    Subscreve o Ana, Go Slowly

    Inspira-te com os meus conteúdos sobre Minimalismo, Desperdício Zero e Slow Living

    Recebe gratuitamente conteúdos exclusivos e novidades em primeira mão

    O meu Livro

  • Temas